3 Qualidades das Equipes de Alta Performance

É possível montar equipes de alta performance nos dias atuais? Sabemos que selecionar e manter bons profissionais trabalhando para a empresa não é tarefa fácil.

Porém, ao montar uma equipe, além de poder contar com os melhores talentos, o processo de seleção também visa contar com pessoas que possam ser treinadas a abraçar as causas da marca perante o mercado.

Uma das principais fórmulas para o sucesso é conciliar profissionais com boa formação técnica e acadêmica, habilidades extras e interesse em atuar nos principais segmentos de trabalho da empresa.

Posteriormente, é importante que a empresa ofereça ferramentas, treinamento e ambiente favorável para o desenvolvimento profissional e busca por melhores resultados.

As equipes de alta performance

Esse conceito de equipe pode ser aplicado em diferentes segmentos de atuação, seja no de produção, entrega de serviços, vendas, atendimento, visita ao cliente, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos e entre outros.

Porém, na prática é fundamental que haja uma cumplicidade positiva nas ações praticadas pelas equipes visando atingir metas e objetivos positivos que alavanquem os resultados da empresa e da marca.

A seguir apresentamos as três qualidades que são fundamentais para a formação de equipes de alta performance:

1 – Qualidade individual

A equipe de qualidade é formada por diferentes tipos de talentos, porém é possível identificar um determinado colaborador que tenha capacidade para atender todas as necessidades do negócio.

É importante que a empresa avalie as qualidades individuais e considere a diversidade dos colaboradores para tomar uma decisão mais acertada.

A equipe precisará de ter uma mente mais criativa, perfil analítico e capacidade positiva e desenvolvimento de novas habilidades.

2 – Liderança

As empresas podem aplicar diferentes modelos de liderança sempre focando nos resultados da empresa, porém a liderança é um comportamento que visa orientar a coletividade em diferentes situações e que, em muitos casos, independente do valor do cargo de um profissional.

O líder nem sempre é, obrigatoriamente, o chefe. Em uma gráfica, por exemplo, muitas vezes o chefe é especialista em administração e gestão, mas somente o supervisor de produção consegue liderar a equipe que trabalha junto às máquinas de impressão, neste caso, no processo de produção gráfica, o supervisor e seu comandado mais dedicado são a liderança da produção.

3 – Feedback

Outra habilidade é a capacidade do feedback ou de dar resposta para todas as equipes. É importante que todos os membros de uma equipe sintam-se acessíveis para dar e receber feedbacks, independente da linha hierárquica.

Esse fator perpassa pela comunicação da empresa e não depende somente da realização de reuniões para levantamento de informações e de respostas em diferentes processos de trabalho.

​Habilidade bônus: comprometimento

Contar com um colaborador comprometido poderá ser um grande diferencial para a corporação. O sucesso do projeto ou do empreendimento dependerá também do nível de comprometimento de cada colaborador em relação aos prazos e processos produtivos na empresa.

Conclusão

Portanto, podemos sempre analisar as características de equipes de alta performance com o objetivo de atingir a excelência de resultados, mas sempre enxergando em identificar as dificuldades de cada colaborador ou setor.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>