3 pilares para uma Gestão de Estoque Eficiente

A gestão de estoque é um dos processos fundamentais e lida com ações cruciais para a implementação de uma logística mais eficiente para a empresa.

Esse tipo de ação gestora envolve uso de informações confiáveis, planejamento de vendas e orientação de diferentes departamentos da empresa e da organização em geral.

É importante que os gestores de uma empresa tenham pleno conhecimento sobre o processo de controle de estoque, visando desenvolver as melhores ações para obtenção de positivos indicadores e realização de efetivo inventário físico.

Neste artigo apresentamos três passos essenciais para orientar a organização na implementação das melhores ações gestoras neste setor.

A gestão de estoque

Sabemos que a palavra “gestão” significa “controle”, sendo essa missão fundamental para a aplicação de medidas e o pleno monitoramento de estoques considerando pessoas, processos e tecnologias. A seguir apresentamos os três pilares mais fundamentais:

1 – Pessoas

Contar com uma equipe formada por pessoas hábeis e bem treinadas é de grande importância para o crescimento da empresa.

É importante que o gestor saiba que será responsável pela administração do inventário da empresa. A corporação precisa sempre contar com uma equipe dedicada para conferir dados, produtos e que saibam manusear sistemas e equipamentos como empilhadeiras.

Geralmente, contar com uma equipe bem treinada requer capacitação e conhecimento pleno sobre as condições de trabalho da empresa.

O trabalho das equipes que atuam no setor logístico de estoque gera importantes impactos para as vendas, reduz avarias e custos com perdas.

Ao mesmo tempo, sabemos que não é fácil manter pessoas de modo exclusivo para contar produtos e insumos o tempo todo. Nos tempos atuais, é fundamental contar com a instalação de sistemas automatizados de dados e de produtos para orientar os colaboradores no controle pleno dos produtos estocados.

2 – Processos

Geralmente, grande parte das empresas podem ter a crença que, ao inserir um sistema de controle de inventário basta somente monitorar os resultados. Porém, é importante verificar os processos de entrada e saída de produtos ou de matéria-prima, verificar critérios de qualidade e verificar a necessidade de substituição de equipamentos quando necessário.

Em muitos casos, todos os processos ou parte deles precisarão ser revistos na profissionalização de gestão de estoque.

3 – Tecnologia

No decorrer do artigo deixamos bastante clara a necessidade de implementação de tecnologia eficaz para organizar e auxiliar todo o trabalho da equipe.

A instalação da tecnologia certa pode ajudar a gerar mais aderência e menos engessamento aos processos de geração de respostas.

Contar com sistemas informatizados e que são de fato aderentes gera mais flexibilidade para criar melhores políticas de administração de dados, de produtos e insumos em geral.

Conclusão

Portanto, além de sistemas, a gestão de estoque deve contar com a atenção de pessoas e com a implementação de tecnologias certas na criação de soluções para a logística da empresa e da administração de estoque de diferentes itens da empresa.

É fundamental que a organização compreenda esses três pilares apresentados neste artigo e implemente as melhores soluções.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>