2023 chegando – Como está o Planejamento Anual da sua empresa?

O planejamento anual de uma empresa é um dos pontos fundamentais para o crescimento da corporação em seu mercado de atuação. Esse tipo de plano gera importantes benefícios, a começar pela reavaliação da empresa, revisão de suas operações e obtenção de melhores resultados.

É por meio desse plano anual que o gestor consegue estruturar as principais atividades, investimentos e orçamentos cabíveis para a evolução da empresa com inteligência, evitando qualquer tipo de perda no presente ou no futuro.

O planejamento anual

Geralmente, as empresas crescem graças à adoção do planejamento feito ano a ano e, ao mesmo tempo, outros tipos de empresas caem na falência pela ausência desse tipo de planejamento.

A seguir enumeramos as principais dicas de como elaborar o planejamento da melhor forma possível dependendo da necessidade de cada perfil de empresa.

1 – Balanço financeiro

Uma das principais atividades está atrelada ao balanço financeiro do ano anterior, permitindo o preparo de um levantamento de dados e de informações relacionadas ao faturamento e lucro líquido para orientar atividades de modo efetivo.

2 – Análise de resultados

É primordial que a empresa faça profunda análise dos resultados relativos à produtividade, lançamento de novos produtos, elevação da fidelização dos clientes, o nível de impacto das campanhas de marketing, redução de custos, melhoria de processos e por fim do faturamento.

3 – Definição de metas

A empresa a partir de então pode e deve definir metas em seu processo de planejamento anual com o desdobramento dos principais objetivos que sejam mais importantes no tocante ao setor financeiro, na participação da marca no mercado e na geração de volume de vendas.

De todo modo, as metas devem sempre colaborar para atingir os melhores objetivos de mercado, sendo sempre coerentes e realistas. As equipes de vendas e colaboradores precisam sempre ter metas em mente conforme o seu cargo e função na empresa.

4 – Orçamento

A empresa precisa estabelecer o orçamento de forma correta estabelecendo os valores que serão destinados a cada tipo de operação a considerar sempre os novos investimentos necessários.

O orçamento deve avaliar ainda a folha de pagamento, treinamento de equipes, aquisição de novos equipamentos e ampliação de infraestrutura.

5 – Definição de calendário

A definição de calendário ou de cronograma de realização de tarefas e de metas é de suma importância no planejamento anual, sendo fundamental sempre planejar ações e projetos com antecedência, percebendo a adição de recursos adicionais sempre que for necessário.

6 – Estude os fatores externos

Além de organizar as informações internas é primordial estudar os fatores externos, prevendo riscos ou ameaças externas como crises, retração da economia e demais situações de desequilíbrios, seja nos setores políticos e socioeconômicos do país.

Conclusão

Portanto, através dos seis tópicos mencionados podemos perceber a necessidade de realização de planejamento anual de uma empresa responsável e consciente de suas metas de mercado.

Todo tipo de plano é de suma importância para reduzir impactos que possam ser prejudiciais para a empresa e para seus projetos a médio e longo prazo.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>