Você sabe o que é logística 4.0? Entenda os benefícios e desafios

A Logística 4.0 trata-se de uma importante evolução da logística conhecida até os dias atuais. Ela é considerada uma transformação digital aplicada sobre a logística tradicional e isso se deve ao grande investimento em novas tecnologias.

Novas tecnologias como Big Data, IoT, Machine Learning, IA, computação em nuvem e entre outras tem acelerado essa nova abordagem dos trabalhos logísticos nas empresas.

Neste artigo apresentaremos uma melhor compreensão sobre o conceito dessa nova abordagem, o seu funcionamento e sua importância para o mercado.

O que é a Logística 4.0?

Podemos conceituar que estamos vivendo na quarta revolução tecnológica na qual a digitalização de dados e valores se torna cada vez mais crescente. Os avanços tecnológicos estão gerando novos avanços para a indústria tradicional para tornar os polos de produção cada vez mais produtivos.

Quando falamos na quarta geração logística também nos referimos à evolução do processo logístico tradicional através da aplicação de novas tecnologias que permitem mais eficiência, informatização e agilidade.

Consequentemente, as corporações se tornam mais capazes para reduzir custos, tempo de operação, elevar a rentabilidade e melhorar operações.

A transformação digital

O ponto digital avançado é crucial para o surgimento e desenvolvimento desse tipo de logística, ela ajuda a atualizar sistemas operacionais de controle e distribuição de informação, melhorando a qualidade dos serviços e aplicação de novos ciclos de produção de entrega.

Ao incorporar novas tecnologias nas atividades do setor a empresa também compreendeu a aplicação desse novo sistema logístico na prática.

1 – Roteiro

A empresa precisa criar um roteiro para o seu setor logístico, através dele a empresa define rotas de seus veículos, pontos de armazenamento e distribuição de modo a não perder o cronograma e prazos de armazenagem e distribuição.

2 – Gestão de frotas

Outro fator importante é a gestão de frotas que pode ser executada através de sensores instalados nos veículos e conectados à Internet das Coisas (IoT), o que permite o real rastreamento da frota elevando a segurança.

Essa iniciativa também permite a identificação de comportamentos de risco de motoristas e veículos.

3 – Gestão de estoque

Outro fator que ajuda bastante a reduzir custos é administrar o estoque da melhor forma possível. Esse tipo de gestão pode ser realizada com o uso de sensores que permitem controlar os níveis de estoque e produtos.

Conclusão

Outro fator importante para essa nova logística é a integração de dados, a geolocalização e a integração de diferentes sistemas.

A empresa contará com mais eficiência em seus processos de atendimento, mais agilidade e redução de custos.

Atualmente, a logística tem sido um dos setores estratégicos para melhorar a eficiência de uma empresa, a entregar melhores experiências para os clientes e para atrair mais parceiros de produção e distribuição.

A adição de novos recursos tecnológicos digitais tem permitido o maior acesso a esse tipo de logística para empresas de pequeno, médio e grande porte em nível nacional e internacional.

Quer acompanhar também nossos conteúdos em vídeo? Inscreva-se em nosso canal do youtube:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: