Você já ouviu falar em Green Procurement (Compras Verdes)?

Por Andrei Maturano* via Linkedin

COMPRAS VERDES ou Green Procurement, tanto faz. O importante é que as empresas comecem a se preparar, imediatamente, para atuar no mundo da “economia verde”.

O Brasil anunciou recentemente que terá resultado nulo em relação ao saldo de emissões de gases causadores do efeito estufa até 2060. Essa mesma meta foi anunciada pela China e pela UE que zerarão seu saldo de emissões em 2050.

Créditos de carbono

O movimento já está consolidado em grandes empresas do setor de tecnologia como Amazon, Apple e Microsoft que já oficializaram suas posições de engajamento com a eliminação total das suas pegadas de carbono.

O mercado de créditos de carbono deve gerar investimentos na ordem de R$ 230 bilhões em todo o mundo até 2030, resultando na redução de emissões de 5 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa.

Esse novo contexto da economia mundial irá exigir que compradores se especializem cada vez mais nesse tema para atuarem na relação com fornecedores identificando suas estratégias de adequação às metas oficiais do governo e agindo como consultores para garantir a saúde financeira do relacionamento.

Oportunidades

Em meus projetos consultivos percebo que existem muitas oportunidades de ganhos financeiros imediatos que não estão sendo aproveitadas.

Como esse assunto tem sido tratado na sua empresa?

*ANDREI MATURANO

Executivo de Suprimentos | Fundador da Deverhum e da Integralis | Palestrante | Mentor | Influenciador de Comportamentos e Mindsets

@andreimaturano

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: