Treinamento Técnico ou Motivacional? Em qual investir?

O treinamento técnico ajuda a determinar as funções que o colaborador deverá exercer na empresa, enquanto que o treinamento motivacional verifica ações de cunho individual, coletivo e cuja dedicação procura construir uma elo de identificação emocional e psicológica entre o funcionário e a corporação.

Ambos os tipos de treinamentos podem compor ainda o treinamento de integração e demais tipos de treinamentos que procuram preparar antigos e novos colaboradores.

Em todos os casos, o preparo procura informar e conscientizar o colaborador a ter mais missão, visão e considerar os reais valores de cada tipo de tarefa.

O treinamento técnico e o treinamento motivacional

Como já conceituado no início deste artigo, são dois tipos de treinamentos com conceitos diferentes, porém podem, em conjunto, melhorar o preparo e a atuação de colaboradores e funcionários de uma empresa.

O preparo técnico seleciona conhecimentos relacionados ao pragmatismo de cada tarefa como manuseio de equipamentos, estruturação de projetos, identificação de conceitos de conhecimentos para correções e elevação da eficiência produtiva, entre outros.

O motivacional é muito comum no setor de planejamento e de vendas para incentivar os colaboradores a abordar colegas de projeto e os clientes potenciais para o desenvolvimento de soluções e apresentação de ofertas.

Esses treinamentos são essenciais para as empresas de diferentes segmentos, podendo ser adaptados conforme o mercado de atuação e perfil da corporação.

A integração é o segredo

Integrar os dois tipos de treinamentos é um dos principais pilares para promover melhores resultados para a empresa e para o processo de formação dos funcionários.

Outro fator é a aceleração do processo de integração de diferentes setores ou departamentos produtivos da empresa.

Objetivos

Geralmente, o preparo técnico oferece mais suporte para o funcionário aprimorar suas habilidades técnicas e prever os impactos de suas atividades.

O preparo motivacional está mais atrelado à formulação de metas futuras visando desenvolver um sentimento de engajamento na empresa. Um de seus principais benefícios é manter as pessoas motivadas por um projeto, produto ou marca.

O fator motivacional procura estimular os envolvidos com forte objetivo de elevar a produtividade na empresa. Em ambos os casos, os treinamentos podem ser presenciais ou realizados à distância através de materiais educativos conforme a especificidade de cada empresa.

Motivando os funcionários

A motivação pode ser feita através de caminhos convencionais como a definição de clientes e metas, e manter a equipe interessada em alcançar determinados níveis de resultados. Também pode ser feito através de premiações, quando o colaborador é reconhecido e premiado depois de ter alcançado determinada meta.

Conclusão

O grande objetivo é ajudar o colaborador da empresa a alcançar sucesso em suas atividades. É importante investir na geração de conhecimento técnico e na construção de um ambiente motivacional para todos os funcionários.

A tecnologia da informação tem contribuído bastante para acelerar a comunicação entre os colaboradores e para acelerar a distribuição de material de aprendizado entre os funcionários e gestores de uma empresa.

Além dos treinamentos convencionais, as corporações estão investindo cada vez mais na integração de conhecimento e de setores produtivos.

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