Solucione problemas logísticos com Design Thinking

O Design Thinking se dedica também a melhorar os projetos de logística melhorando o processo produtivo e de entrega da empresa. Esse tipo de metodologia é muito aplicada por gestores e designers para resolver questões complexas e melhorar o processo de planejamento logístico.

Através da mentalidade de design é possível focar mais profundamente na questão, na solução e na ação certa, ajudando a melhorar cenários de atuação e fortalecendo os processos.

Inicialmente, esse tipo de design é dedicado ao processo lógico, envolvendo a imaginação, a intuição e o raciocínio constante. Assim é possível explorar as possibilidades de gerar resultados para as equipes, colaboradores e cliente final.

O Design Thinking

Trata-se de uma metodologia ou raciocínio que abrange uma disciplina que conta com a sensibilidade do designer e de métodos que unem as necessidades de pessoas e empresas, focando no que é tecnologicamente mais viável no processo de negócios.

Além de resolver problemas, pode gerar valor para o cliente além de abrir novas oportunidades de mercado.

Na área logística, por exemplo, pode comprometer-se a selecionar o melhor modal de transporte, planejar o melhor prazo possível e desenvolver processos mais seguros em processos como de compras, estocagem, distribuição e entrega.

Mais inovação

Essa metodologia orienta a criar um novo tipo de olhar para resolver problemas mais complexos, permitindo situar os envolvidos no processo das questões, desenvolvimento de projetos e geração de resultados.

Além das soluções, também tem como foco tornar questões financeiramente mais interessantes e com técnicas possíveis e acessíveis às empresas.

Abordagem certa

Esse processo também permite mapear, mesclar experiências e adotar novas soluções para o contexto individual e coletivo em todo o sistema produtivo.

Ajuda na identificação de bloqueios a serem superados, seleção de alternativas e projeções que possam de fato ser atingidas.

Não considera somente os números de mercado, mas também os levantamentos reais do comportamento do cliente e as previsões de demandas. Permite, assim, um tipo de abordagem mais humana que ajuda em todo o processo de planejamento e gerenciamento.

Principais passos

A seguir enumeramos os principais passos para solucionar as questões relacionadas com o setor logístico.

1 – Identificação de oportunidades

O processo de identificação de oportunidades envolve pleno conhecimento sobre o ambiente interno e externo da empresa.

Sendo assim, é importante reconhecer os pontos fortes, fracos e em transição de uma empresa através da análise SWOT e outros métodos.

2 – Descobrindo novas oportunidades

O ato de descobrir novas oportunidades para a inovação envolve a aplicação de métodos como Big Data, análise de pesquisa de mercado e outros fatores para o desenho da corporação.

3 – Oportunidade de inovação

Atualmente, a logística requer muita inovação para manter a cadeia de suprimento sempre fortalecida e o cliente sempre bem atendido. Muito além das análises estatísticas, é importante perceber o valor do cliente e o que realmente faz diferença na vida do cliente.

4 – Testando ideias

Seja na área conceitual ou física, é importante testar as ideias. Em boa parte dos casos, o uso de protótipos é o mais indicado.

Na área logística, testar novas ideias de embalagens ou de esteira, por exemplo, podem ajudar a solucionar questões de organização e segurança dos processos de transporte e entrega.

Portanto, o design thinking é bastante importante para ser usado nas soluções dos projetos logísticos de empresas e de processos de produção e de entrega.

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