Saiba como otimizar o processo de recepção de mercadorias

A recepção de mercadorias é uma das etapas cruciais para a organização e aplicação de um processo logístico de qualidade.

Ter a capacidade de receber produtos, armazená-los e direcionar para cada segmento correto é uma das forças essenciais de qualquer empresa.

Sabemos que as mercadorias podem percorrer curtas e longas distâncias até chegar ao local de estocagem ou ponto de venda, é um percurso que parte da produção até o destino final.

Nesse percurso, podem ocorrer riscos, desvios, acidentes e até ameaças de roubos. A empresa precisa investir em sistemas de gestão de produtos, transporte e segurança de forma integrada para gerar mais eficiência no processo logístico.

Atualmente, as principais empresas do mundo buscam otimizar processos logísticos para melhorar a saída e entrada de mercadorias e, dessa forma, melhorar o ritmo de produção e entrega.

A recepção de mercadorias

O processo de receptividade de produtos ocorre quando determinados produtos são direcionados através de seus fornecedores até o ponto de entrada da empresa receptora.

A empresa receptora pode ser o fabricante que precisa receber matérias-primas e materiais para suprir o seu ciclo de produção, revendedor no perfil de atacadista ou varejista, ponto de armazenamento e entre outros.

Etapas principais

A realização da recepção dos produtos e demais itens de interesse seguem as seguintes etapas de trabalho:

1 - Agendamento da entrega

Agendar o dia e hora provável de entrega ajuda a orientar o planejamento para o fornecedor e receptor da mercadoria.

2 - Identificação da mercadoria

Todas as mercadorias devem receber um selo de identificação conforme o segmento, condições de armazenamento e validade, considerando as características de cada tipo de produto.

3 - Verificação das notas fiscais (MIRO)

O MIRO (Movement In Receipts Out) é um código SAP muito importante para o setor de controle financeiro e fiscal de uma empresa. Basicamente, é utilizado na verificação e confirmação de faturas.

É importante que cada produto tenha nota fiscal com valor, descrição, origem e demais dados de interesse fiscal e tributário.

4 - Inspeção

Determinados tipos de produtos e mercadorias poderão necessitar de inspeção para garantir a segurança e higiene dos produtos.

5 - Separação ou reorganização de mercadorias (MIGO)

Assim como o MIRO, o MIGO (Movement In Goods Out) é um código usado no sistema SAP. É utilizado para informar que uma remessa de fato chegou (ou saiu) do estoque da empresa.

Antes de ser enviado para o estoque, é importante que os produtos sejam catalogados, separados e organizados pela empresa que recebeu as mercadorias.

6 - Gestão de estoque

A gestão permite a sistematização de todos os produtos sempre que as equipes de trabalho venha necessitar acessar determinado tipo de produto através do sistema ou presencialmente no estoque físico.

Processo complexo

Devemos ressaltar que, por ser um processo complexo, o recebimento de mercadorias exige a instalação de softwares de controle, organização constante e cálculo renovado de controle de estoque, sendo essas iniciativas essenciais para reforçar o processo de otimização.

Como otimizar?

A seguir apresentamos os principais passos para otimizar o processo de recebimento de mercadorias.

1º Criando procedimentos profissionais

Ao criar procedimentos padrões, é importante mantê-los sempre atualizado e treinar a equipe de trabalho para executá-los.

2º Manter a Agenda atualizada

Todas as empresas relacionadas com os produtos precisam manter o agendamento de saída e entrada de produtos sempre atualizado, procedimento que agiliza também a arrumação do espaço de estoque.

3º Capacitando a equipe

Manter a equipe treinada ajuda a maximizar a produtividade desse processo, sempre procurando conscientizar a equipe para realizar os registros necessários.

Dessa forma, considerando o recebimento de mercadorias como um dos setores mais estratégicos para a empresa e diferentes players de mercado.

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