Redução de Custos: Muito Além da Negociação

A redução de custos é importante nos processos de gestão administrativa de uma empresa.

Sabemos que embora a mesma consiga aumentar suas receitas elevando as suas vendas, caso continue assumindo custos altos a margem de lucro ficará bem comprometida.

Esse tipo de redução pode ser implementada nos setores de produção, logística, comunicação e marketing. Porém, vale ressaltar que fazer cortes não é referente a somente fazer redução de forma aleatória, mas aplicar políticas de otimização de investimentos e gastos reduzindo o que de fato é desnecessário e custoso para a corporação.

A redução de custos

É importante que o planejamento financeiro da empresa seja claro e apresente todos os dados financeiros referente às compras, investimentos, pagamentos de tributos e demais obrigações.

Depois de um estudo detalhado a empresa poderá fazer comparações para identificar qual o setor ou departamento consome muitos recursos financeiros e gera poucos resultados.

A importância de reduzir

O desenvolvimento e expansão de uma empresa no mercado dependem de sua capacidade de gerar produtos e serviços que sejam úteis para seus clientes potenciais, que resultem vendas e receitas para a empresa.

Além do esforço de vendas e da geração de receitas, é importante que a corporação fique atenta aos gastos que, em excesso, podem prejudicar a taxa de retorno do investimento.

Por exemplo, a Coca-Cola

No final de outubro de 2017, a marca Coca-Cola publicou resultados trimestrais superiores em comparação com os períodos anteriores.

Esse positivo resultado se deveu a um forte esforço de redução de custos para compensar a queda nas vendas de suas marcas de bebidas.

No período citado, o lucro líquido registrou elevação de 38,3%, acumulando valor total de 1,45 bilhão de dólares.

Entre os anos de 2016 e 2017, a marca atingiu a redução de 20% em seus custos operacionais.

Os custos em sua empresa

Independente do tamanho de sua empresa, a redução de custos é importante ser realizada sem prejudicar o trabalho, o bem estar e as condições produtivas de sua equipe e de todo o suporto produtivo da corporação.

A seguir daremos algumas dicas de corte de gastos desnecessários que podem ser aplicados em diferentes tipos de empresas.

1 – Economizando papel

Atualmente, tem sido comum as empresas substituírem o papel por transações e soluções digitais através de aplicativos e plataformas eletrônicas.

Mas, mesmo que a impressão seja necessária é indicado usar os dois lados do papel. Em certos casos, para compartilhamento de conteúdo numa equipe é indicada a digitalização de documentos e o compartilhamento através do One Drive ou Google Drive.

2 - Renegocie dívidas

No setor de gestão financeira, é importante que a empresa consiga renegociar dívidas e tarifas bancárias. O principal objetivo nesse caso é tentar reduzir taxas bancárias e de juros.

3 – Gestão de estoque

Para evitar desperdícios no estoque e realizar redução de custos nesse setor, é importante identificar quais produtos estão parados na empresa e decidir reduzir a produção dos mesmos. Geralmente, estoque parado significa “dinheiro parado”.

Conclusão

Portanto, ações como novas práticas de produção, negociação com bancos e fornecedores e cuidado com o estoque são apenas algumas iniciativas que ajudam a empresa a otimizar recursos.

Infelizmente, a redução de custos vai muito além de uma simples negociação com fornecedores ou credores, algumas medidas internas precisam ser adotadas urgentemente e para isso, é necessário ter um ótimo planejamento.

Se neste momento seu negócio está passando por dificuldades financeiras e você já não sabe mais o que fazer, nós temos a solução, fale agora com um dos nossos Consultores, e solicite uma Avaliação Financeira.

Descubra quais os pontos negativos estão acabando com o seu negócio.

Aguardamos o seu contato!

 

Fonte dos números sobre o case da Coca-Cola: istoe.com.br

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: