Profissão de Comprador – Formação, Carreira e Desafios do Mercado

Esse profissional é cada vez mais requisitado nas reuniões de empresas, corporações e até mesmo nas entidades de interesse público.

Quando falamos da Profissão de Comprador, nos referimos às atividades do profissional de compras que, nos últimos tempos, tornou-se em um dos elementos mais importantes para o processo de decisão das corporações. Geralmente, o setor de compras é responsável por mais de 60% dos gastos de uma empresa.

As empresas estão cada vez mais engajadas para encontrar o profissional certo para gerar uma rotina de aquisição de insumos e bens que sejam, verdadeiramente, úteis para a corporação e que correspondam aos seus objetivos de mercado.

Para pessoas com formação em administração, marketing e logística, é oportuno se desenvolver nesta profissão, pois ela passou a ser mais valorizada nas empresas de diferentes segmentos.

Formação do Profissional de Compras

A formação desse profissional pode ser variada como nas áreas de administração, economia, marketing e até mesmo engenharia. Mesmo que já tenha formação superior em outros cursos similares, ele pode buscar especialização em cursos de pós-graduação ou extensão dedicados para o Supply Chain e a área de Logística.

No dia a dia do trabalho, esse profissional poderá se envolver com questões relacionadas à economia, assuntos jurídicos, suprimentos, política de mercado e atração de parceiros estratégicos.

No contexto da hierarquia, a área de compras de uma indústria, por exemplo, possui o cargo de assistente, analista, comprador em nível júnior, pleno e sênior, além do cargo de gestor.

Para ter sucesso na Profissão de Comprador, é importante ter domínio sobre determinadas tarefas para alcançar boa relação de custo e benefícios para o processo de aquisição.

É importante demonstrar habilidade em procedimentos como o de acordos contratuais, definição de estratégias e criação de parceria com os melhores fornecedores.

A importância das parcerias

No dia a dia do profissional dessa área, é importante criar fontes alternativas para abastecer novos parceiros de trabalho. Participar de processos de avaliação e contratação de fornecedores, buscando manter o melhor relacionamento possível visando também construir uma boa base de fornecimento para a empresa.

Dentre as principais atividades, o Comprador é o responsável por comprar suprimentos, equipamentos e contratar serviços para atender as tarefas da empresa e instituições governamentais. Esse profissional é um especialista em compras e precisa enxergar todo o tipo de demanda para atender as necessidades internas e externas de uma empresa.

A profissional de compras, seja em uma empresa privada ou em algum órgão público, é atua para melhorar o fluxo de obtenção de produtos e insumos evitando prejuízos e riscos, para isso, é essencial que o profissional tenha poder de análise e capacidade de antever cenários.

Trata-se de uma função profissional desafiante que exige a dedicação em avaliar os históricos de compras anteriores, o nível existente de demanda e a sazonalidade de mercado.

Entre riscos e oportunidades, a atuação de um bom Comprador é fundamental para o crescimento da empresa e o melhor atendimento do fluxo produtivo e das vendas. Os lucros de uma empresa passam diretamente pela qualidade de um bom Comprador.

Leia também: Negociador, você sabe o que é BATNA e ZOPA?

Assine nosso blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: