Planejamento Estratégico: do Conceito à Operação

planejamento estratégico é muito importante para o setor logístico e operacional. É a atividade que determina como a empresa atuará no mercado e atenderá o seu cliente. No contexto corporativo, a atividade é bastante valorizada para determinar objetivos e parâmetros para as diversas etapas da cadeia.

Independente do setor e do ramo de atuação, e até mesmo do porte da corporação, é essencial desenvolver e executar o melhor plano possível para priorizar o sucesso do empreendimento da instituição de maneira lógica e comunicável.

Talvez alguns profissionais ainda não conheçam a importância do processo gerencial dedicado à logística, porém o planejamento estratégico ajuda bastante a assegurar o melhor direcionamento das atividades a serem executadas.

O planejamento estratégico dedicado para a logística

Considerado o conceito mais fundamental, podemos afirmar que esse tipo de plano permite à empresa desenvolver diferentes campos de visão, possibilitando definir objetivos e monitorar cada ação estratégica de maneira concreta e eficiente.

Ele pode ser desenvolvido em formato de projeto ou de mapa mental visual para o comportamento e ação da empresa. O importante é que seja um instrumento de comunicação de alto nível que descreve e define as metas, trajetos de objetivos claros a serem alcançados considerando o cenário interno e externo da empresa.

A importância

Por se tratar de um processo muito importante para a empresa definir, planejar, manter suas atividades e etapas produtivas sob controle a aplicação do planejamento estratégico ajuda a direcionar os melhores esforços, identificando aplicações mais eficientes e que de fato possam gerar resultados frente aos competidores.

Geralmente, o responsável pelo plano logístico precisa ficar atento a diferentes questões que possam surgir, definir metas e buscar encontrar melhores resultados. O fato é que a logística é a conexão entre a empresa e o cliente no mercado. Muitas vezes é o fator determinante da competitividade da empresa, seja pelo custo envolvido, seja pelo benefício entregue ao cliente.

Evitando erros

O setor logístico de uma empresa não aceita erros, envolve um trabalho minucioso que merece olhar sobre todos os detalhes, lembrando que qualquer erro de inconformidade e de atraso pode afetar o posicionamento da empresa e reduzir a sua credibilidade no mercado. É a etapa de finalização do compromisso firmado.

Benefícios do Planejamento Estratégico

A aplicação do planejamento estratégico pode orientar o melhor funcionamento do projeto da empresa com mais previsibilidade, agilidade e eficiência, além de reduzir custos e perdas de tempo.

Tanto quanto este planejamento determina como a empresa compete no mercado, define as situações que devem ser excluídas por não estarem alinhadas com o objetivo ou com os meios escolhidos pela empresa.

A empresa precisa desenvolver e formular o melhor planejamento possível visando definir as metas da logística e produzir os efeitos buscados para o atendimento das expectativas dos clientes.

Dentre os principais objetivos podemos citar a entrega de encomendas a curto prazo, ter e organizar o estoque e desenvolver uma logística inovadora.

Setor interno

Além da logística externa, é importante incluir a logística interna no planejamento, na fase de desdobramento das atividades, lembrando que esta se dedica ao processo de circulação, armazenamento e manipulação das matérias-primas e ferramentas dentro do ambiente produtivo da empresa.

Ao ser aplicado corretamente, ajuda a garantir mais controle dos resultados do setor. Por outro lado, ajuda na otimização dos processos e identificação de tarefas a serem melhoradas, inseridas ou delimitadas.

​Setor externo

O planejamento precisa abranger processos de logística externa sobre todas as ações que acontecem fora dos limites da empresa.

Portanto, além de manter os compromissos com o mercado, esse nível de planejamento pode ajudar a melhorar processos operacionais, a ajudar a reduzir custos com transporte e torná-lo mais seguro e mais rápido, além de maior segurança para o processo de aquisição e armazenamento de insumos, pois permite visualizar as necessidades do processo produtivo da empresa com a devida antecipação.

A logística, atualmente, é um dos setores mais fundamentais para o funcionamento de uma empresa exigindo planejamento e execução correta de projetos pragmáticos, sendo fundamental na definição da competitividade da empresa.

Leia também: Planejamento Integrado: da Estratégia à Operação

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: