O que faz um gerente de logística

gerente de logística

O gerente de logística tem se tornado um profissional cada vez mais essencial no quadro de gestores de diversas companhias.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são os objetivos práticos dessa função.

Se esse é o seu caso, você veio ao lugar certo. Na publicação de hoje, vamos conversar sobre como a contratação de um gerente de logística é estratégica para a redução de custos da empresa e, é claro, para a expansão dos negócios e de sua lucratividade.

Logo no primeiro tópico, você já vai descobrir alguns detalhes sobre a atividade. Em seguida, verá como o profissional responsável impacta positivamente os processos operacionais diários, bem como as principais habilidades que ele deve ter.

Uma boa leitura para você!

O que faz um gerente de logística?

A atividade do gerente de logística já existe há bastante tempo, embora anteriormente ela fosse vista somente como uma função operacional. Com todas as transformações do mundo e do mercado contemporâneo, ela acabou se tornando importante também no planejamento estratégico dos negócios.

O profissional é capaz de observar a dinâmica da empresa como um todo, buscando sempre reduzir custos. Além disso, ele garante que as operações de transporte, depósito e distribuição de matérias primas e/ou da produção final seja eficiente.

Em termos gerais, podemos dizer que o que ele faz é garantir um fluxo de produtos sadio, eficaz e econômico. Para tanto, são indicadas as soluções necessárias sem que elas afetem a qualidade do produto ou as necessidades da empresa e do consumidor final.

Responsabilidades essenciais

Dentre os papéis exercidos pelo gerente de logística, estão:

  • Gerir a cadeia de suprimentos;
  • Garantir a circulação de mercadorias, serviços e informações com a máxima eficiência para os negócios;
  • Administrar o manuseio, a embalagem e o armazenamento de mercadorias;
  • Estreitar o vínculo da empresa com os fornecedores e os clientes;
  • Reduzir custos de inventário;
  • Gerenciar o planejamento e execução de recebimentos e entregas;
  • Configurar uma rede de transporte e distribuição adequada;
  • Monitorar estratégias de performance;
  • Identificar e sugerir melhorias nos sistemas operacionais da companhia.

A importância do gerente de logística

Contar com o gerente de logística é uma atitude inteligente por diversas razões. Esse profissional traz resultados positivos em empresas de qualquer porte, desde as pequenas até as médias e grandes.

As principais vantagens para a empresa são:

  • Melhoria das técnicas de planejamento, controle e conferência de materiais e produtos;
  • Garantia de processos de recebimento e envio eficazes;
  • Aprimoramento da metodologia de transporte e estocagem;
  • Coordenação minuciosa da cadeia de suprimentos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Maior satisfação do consumidor final;
  • Melhoria da reputação da empresa;
  • Melhor posicionamento perante a concorrência.

Habilidades principais que o profissional deve ter

Com todos os tópicos vistos até aqui, você certamente já percebeu que o gerente de logística é fundamental nos empreendimentos atuais. Ele tem a expertise necessária para ajudar no planejamento e execução de procedimentos rotineiros, os quais impactam diretamente nos seus custos, despesas e rendimentos.

No entanto, antes mesmo de fazer a contratação ou terceirização desse setor, você precisa estar atento às habilidades necessárias para que o serviço prestado seja de qualidade. Um bom gerente de logística precisa atender a três requisitos básicos:

  • Conhecimento e visão do negócio como um todo: somente com essa postura analítica ele poderá corresponder às expectativas e demandas que estão atreladas ao seu tipo de empresa, além de apontar fragilidades e soluções. Para tanto, ofereça a maior quantidade de dados possível para o profissional;
  • Capacidade de gerir imprevistos: por mais que haja um planejamento conciso, imprevistos acontecem e o gerente de logística precisa ser habilidoso para encontrar alternativas e soluções rápidas. Esse know how é extremamente relevante para os seus resultados;
  • Traquejo no relacionamento entre setores, com fornecedores e com clientes: saber transmitir segurança na comunicação interna e externa é uma qualidade da qual você não pode abrir mão no profissional ou empresa que irá contratar. Fique de olho nesse aspecto.

Pronto! Agora você já sabe o que um gerente de logística faz e de que maneira ele pode ajudar a alavancar os negócios. Se ainda restaram dúvidas, não hesite em deixar seu comentário ou em nos contatar caso necessite de uma consultoria logística. Até a próxima!

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>