O que é roteirização? Veja como ela contribui para o rastreamento de frotas

Em tempos de logística 4.0, o uso de tecnologias aliadas às entregas de sua empresa é mais do que uma necessidade, é uma estratégia de diferenciação e qualidade nos serviços prestados. Mas, afinal, o que é roteirização ? Você precisa de um sistema roteirizador na sua empresa hoje ? Porque o rastreamento das cargas, checklists automatizados e sistemas que fornecem informação em tempo real são importantes hoje em dia?

Pensando justamente em esclarecer essas dúvidas, trouxemos para você um material completo com o que há de mais atual e moderno em gestão logística moderna. Sendo assim, continue a leitura até o final e não deixe de tomar nota das dicas e informações úteis que apresentamos aqui! Vamos lá?

Afinal, o que é roteirização ?

A roteirização sempre esteve presente nas estratégias de qualquer empresa que tenha uma operação de entregas, coletas ou serviços. No entanto, o que muda hoje é que a tecnologia chegou para ajudar tornando essa tarefa cada vez mais automatizada e inteligente.

Sendo assim, a roteirização se tornou muito mais do que uma ferramenta para definir o caminho mais curto das entregas das empresas. Ou seja, os algorítimos atuais levam em consideração uma diversa gama de variáveis que vão impactar, diretamente, na melhoria dos custos de utilização das frotas e na redução de horas de trabalho produzindo a melhora da experiência que sua marca proporciona ao cliente final.

Com isso, podemos responder o que é roteirização logística ao explicá-la como o processo matemático que calcula itinerários eficientes baseados em regras, restrições e exceções que vão fazer sua empresa a ter melhores prazos, redução de custos logísticos e clientes mais satisfeitos.

Na prática, como funciona a roteirização logística moderna?

Já foi o tempo em que o profissional de logística precisava elaborar, quase sempre à mão, um plano de entregas de suas demandas. Hoje, graças à tecnologia, existem sistemas específicos de gestão de frota que realizam essa atividade de forma muito mais confiável, rápida e eficiente.

Para exemplificar, imagine que uma fábrica precise entregar insumos em diferentes filiais, garantindo o menor custo de transporte dentro de um prazo apertado e ainda retornar com outros itens. Até pouco tempo, não seria muito estranho o gestor folhear alguns mapas impressos, definir uma rota sem muitas informações e, ainda, designar alguém para acompanhar cada passo da operação (geralmente com ligações ao motorista), a fim de garantir a programação.

Sinceramente, isso não funciona mais como gestão logística! Hoje, cabe ao gestor obter dados reais de relatórios das últimas entregas, gerenciar custos, saber planejar e, principalmente, contar com tecnologias inteligentes de monitoramento online e em tempo real. Ou seja, sem “chutes” ou “previsões”!

Quais são os benefícios reais de um sistema de roteirização logística?

Agora que você sabe o que é roteirização e como ela funciona na prática, resolvemos destacar alguns benefícios reais que essa estratégia pode proporcionar dentro de sua gestão logística! Vamos conferir?

Gestão de frotas mais eficiente

Veículos parados no pátio, viagens vazias e mau aproveitamento dos fretes de retorno podem ser alguns dos sinais críticos de que sua gestão de frotas não está 100%. Além disso, esses fatores acabam pesando, diretamente, na saúde financeira da empresa, na qualidade das operações e no aproveitamento eficiente de sua frota.

Ao contar com sistemas específicos de roteirização, a tendência é que esses aspectos sejam significativamente melhorados e possibilitem que o gestor organize e planeje melhor as operações de sua empresa, levando em consideração o aproveitamento total dos veículos, das rotas e dos prazos.

Redução de custos

Além dos fatores citados no tópico acima, os custos estão presentes em muitos outros pontos dentro de uma operação logística e isso acaba pesando para o valor dos serviços prestados ou para o próprio orçamento interno.

Sendo assim, uma boa roteirização logística pode impactar, diretamente, a sua gestão de custos.

Imagine conseguir otimizar gastos com combustíveis, pedágios e manutenção da frota sem, necessariamente, mexer no frete ou preço do produto? Isso é viável a partir do momento em que há planejamento estratégico com rotas mais inteligentes, abrangendo mais pontos de entregas dentro da mesma operação, aproveitando, ao máximo, menos veículos, dissolvendo os gastos com mais pedidos etc.

Controles mais eficazes

Quando o cliente pede uma previsão de entrega, não dá para parar tudo e “correr atrás” do motorista responsável, para que ele passe um posicionamento, concorda? Com tecnologia de ponta, você pode ter uma torre de controle muito mais eficiente, confiável e segura para passar a posição real do status de uma entrega, coleta ou serviço.

Para isso, é imprescindível que sua empresa conte com sistemas e softwares de última geração, capazes de monitorar, em tempo real, cada passo de sua operação, além de possibilitar comunicações automáticas, como confirmação de entregas, estimativas reais, checklists, entre outros detalhes.

Automação de processos

Além da roteirização em si, os softwares especializados abrangem diversas outras funcionalidades ligadas à gestão logística. Para se ter uma ideia, além do monitoramento em tempo real, sua empresa poderá otimizar processos como o fluxo de notas fiscais, criar check lists personalizados, registrar motivos de devoluções de produtos e outras ocorrências, ler códigos de barras ou QR code e gerar dados e informações para relatórios.

Segurança para a operação

Toda operação logística envolve riscos, ainda mais em um país como o Brasil, no qual violência, estradas malconservadas e falta de estrutura em diversas regiões são fatores preocupantes para os gestores. No entanto, tecnologias de roteirização e rastreamento de cargas se tornam uma solução extraordinária nesse quesito.

Afinal, é por meio delas que se torna possível planejar rotas mais fáceis e seguras, além de proporcionarem um monitoramento online e contínuo de toda operação, identificando qualquer anormalidade no trajeto, como mudança suspeita no caminho e paradas não planejadas. Por fim, ainda é possível se comunicar com o motorista sem precisar ligar e até bloquear o veículo em caso de roubos.

Em resumo, essas foram nossas dicas sobre o que é roteirização logística e como essa tecnologia se tornou fundamental no setor. Além disso, é importante reforçar a ideia de que não se trata apenas de uma ferramenta de otimização das suas entregas, mas também envolve uma questão estratégica para a sua gestão, contribuindo para a redução de custos, o aumento da produtividade e, principalmente, proporcionando experiências únicas e diferenciadas aos seus consumidores finais.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre tecnologia e tendências no setor de logística? Então, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber os próximos artigos em primeira mão!

Fonte: Point Sistemas

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: