O que é BPM (Business Process Management)? – Significado, definição, método

O que é BMP

Se você tem buscado informações preciosas sobre Gestão de Processos de Negócios para sua empresa, deve ter se encontrado com a questão: O que é BPM?

E se esta questão ainda não foi solucionada de suas dúvidas, nós vamos te ajudar e entender mais sobre o Business Process Management, que é o nome dado em inglês para esse tipo de gestão empresarial.
O que é BPM?

BPM é um agregado de práticas ideais com foco na melhoria gradual dos processos relacionados a uma empresa. O objetivo do BPM é incluir estratégias para organizar as expectativas bem como as necessidade dos leads de uma empresa. Com uma boa gestão de processos, um negócio é completamente capaz de fazer análises, definições, execuções, monitoramentos e gerenciamentos de todos os processos necessários.

Com todos esses aspectos bem gerenciados, a empresa será capaz de ganhar a competitividade perante o mercado que atua. Dentro da questão sobre o que é BPM, podemos incluir o que não é BPM para um melhor entendimento. Por isso, BPM não pode ser:

● Metodologia;
● Estrutura empresarial;
● Conjunto de ferramentas.

A resposta que mais se adequa ao significado de BPM é que ele é uma forma de manter a organização. Agora que você já sabe sobre o significado, possuem alguns conceitos que são super importantes para entender como funciona o Business Process Management.

Procurando por Consultoria em BPM? Clique Aqui e fale com a Deverhum Consulting.

Como funciona o BPM?

Todo processo de gerenciamento de uma dada empresa possui conceitos que precisam ser seguidos para que possa funcionar de maneira correta. Por conta disso, veja a seguir quais são os conceitos de BPM que você precisa conhecer para entender como funciona a Gestão de Processos do Negócio.

Mapeamento

Com objetivo de entender e ajudar a aprimorar os processos de uma empresa, o mapeamento diz muito sobre a procura dos detalhes relacionados ao funcionamento de seu negócio e atua na materialização com a ajuda de documentos de organização. O mapeamento é ideal, pois ajuda a ter o conhecimento profundo dos processos bem como a identificar e resolver problemas.

Padronização

Solucionada a questão sobre o que é BPM, entender que a padronização é o ato de organização e formalização de processos é o próximo passo. Os padrões são criados para serem seguidos e no conceito de BPM ele não seria diferente. As empresas fazem a padronização para ter uma visão ampla e planejar a melhor maneira de colocá-los em prática.

Melhoria

Também conhecido como BPI (Business Process Improvement), a melhoria dos processos diz respeito ao reparo incremental necessário. Colocar em prática, significa trabalhar na garantia do processo de atender as expectativas da empresa e de seus clientes, com isso, os resultados esperados começam a surgir.

As empresas que fazem o uso da melhoria de processos normalmente desfrutam de ótimos benefícios como: otimização do tempo, redução dos custos e elevação dos resultados da empresa.

Otimização

Esta é uma das formas mais usadas pelos negócios para elevar o desempenho de suas empresas. A otimização possui como objetivo principal as identificações das oportunidades de melhoria, buscas de aperfeiçoamento dos processos utilizados e busca dos melhores resultados possíveis.

A otimização sempre gera bons frutos e dentre eles estão as reduções de risco e de custos, elevação da eficiência, melhoria ideal de resultados e favorece a capacidade de solucionar problemas da empresa. Por isso, entender o que é BPM é tão necessário para seu negócio.

Desenvolva bem o seu método de aplicação

Quando falamos de método, estamos nos referindo a forma de realizar algo. Com um escritório especial de processos, sua empresa terá uma maior oportunidade de conduzir as otimizações e as melhorias dos processos existentes. Com um método específico para sua empresa e agora que você sabe o que é BPM e como ele funciona, ficará ainda mais fácil alavancar seu negócio de acordo com seus processos.

Aprender sobre formas de elevar seu negócio é sempre bom. Cada vez mais estão surgindo formas que ensinam você e seus funcionários a incrementar bons aspectos à sua empresa.

Se precisar de um programa de treinamento ou consultoria de BPM, fale com a Deverhum Consulting. Teremos o plano ideal para o seu negócio. Clique aqui para enviar uma mensagem.

Não deixe de testar o BPM e veja que ele pode ser bem útil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>