O Custo de Transporte como um Percentual das Vendas

O Custo de Transporte como um Percentual das Vendas

O custo de transporte interfere diretamente no cálculo de valores da produção de uma mercadoria e no preço final de produtos e serviços.

Numa abordagem relacionada com projeto e planejamento logístico, o transporte é um dos tópicos essenciais presentes em toda a cadeia de suprimentos existente na produção, no desenvolvimento de produtos e na disposição do produto na linha de vendas.

Devemos sempre avaliar e reavaliar a evolução desse tipo de cálculo na descrição de custos e despesas referentes com a mobilidade e alocação dos insumos, produtos e estoques, para não comprometer a previsão de retorno e de receitas atingidas com as vendas.

O custo de transporte

Sabemos que a mobilidade de matéria-prima, insumos e produto final é apontada como uma das principais preocupações no processo de distribuição e posicionamento do produto dentro de um projeto abrangente de vendas.

No Brasil, por exemplo, considerando as nossas rodovias e ferrovias, as linhas de transporte de cargas é um dos principais obstáculos para a competitividade com grandes perdas em comparação com a estrutura de outros países.

O custo Brasil

Quando falamos em produtividade e crescimento da economia em diferentes escalas, o nosso país ainda não investe na área de transportes e perde espaço comercial no exterior, apesar da forte necessidade de escoar commodities agrícolas e minerais como principais produtos para exportação.

Nas pequenas empresas

Além do custo de transporte implicar na condição da macro economia, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Sebrae, os gastos das pequenas empresas com logística chegam a 6,6% do faturamento.

Segundo os dados, os custos assumidos pelas empresas de médio e grande porte, respectivamente, têm um custo de 6,1% e 7,5% do que arrecadam com as vendas.

Na prática

Se uma carreta de sete eixos transporta trinta toneladas de açúcar entre duas cidades no mesmo estado, ela pode ter um custo operacional de R$ 2,2 mil, o que representa 7,3% do valor total da carga, valor total próximo de 30 mil reais.

Cálculo

No cálculo do custo de transporte, o percentual de custo deve ser calculado em relação ao faturamento, considerando a receita total de vendas dividida pelo custo total de transporte.

A fórmula do cálculo é a seguinte: (Receita total de vendas) dividido por (Custo total de transporte)) x 100.

Planilha de gastos

Cada empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte precisa considerar esses valores numa planilha de gastos que contenha os valores de pedágios, combustível, lubrificantes, pneus, câmaras de ar, protetores, depreciação do caminhão, manutenção do caminhão e remuneração do motorista.

Portanto, o percentual dos gastos com logísticas interfere muito na administração e gestão das empresas.

Atualmente, segundo dados de 2010, acredita-se que que o percentual dos custos logísticos em relação ao PIB no Brasil seja de aproximadamente 10,6%, contra 7,7% do PIB dos EUA.

Na média, segundo dados da Associação Brasileira de Logística (Aslog), o impacto da logística no custo final dos produtos de consumo no Brasil é de 7,2%, contra 4% nos EUA.

Estudo de Malha Logística

Outro ponto de grande impacto nos custos de transporte é a malha logística utilizada pela empresa. Um estudo dos pontos de coletas, pontos de entrega e perfil da carga, permite otimizar a utilização dos equipamentos (Rodo trens, Carretas, Trucks, VUC (veículo Urbano de Carga), Peruas, etc.). O estudo de malha além de otimizar a utilização cúbica dos equipamentos, permite criar rotas que sejam mais eficientes, avaliando frequência de entregas por área / região.

Percebe como os custos de transporte refletem diretamente nos lucros de sua empresa? Portanto, não perca mais tempo, fale agora mesmo com um de nossos Consultores e descubra como planejar e gerenciar corretamente sua malha logística, reduzindo custos e otimizando sua margem de lucros.

Aguardamos o seu contato!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>