O Comportamento das Commodities Industriais

Considerando os tipos essenciais de commodity, as de origem de processos industrializados possuem alto valor de mercado.

Quando falamos em commodities industriais nos referimos a determinado tipo de produto ou bem que ainda está em seu estado primário e pode ser comercializado no mercado e até mesmo nas bolsas de valores.

São bens que apresentam valor comercial, estratégico e mercadológico, assim como ocorrem com a commodity agrícola, energética e financeira.

No mercado, em geral as empresas precisam negociar insumos e produtos de origem industrializada, mineral, agrícola e até mesmo extrativista.

Em todos os casos os valores de mercado podem impactar nos custos de produção e de distribuição a médio e longo prazo.

As commodities industriais

Muitas vezes, a base de um equipamento ou peças essenciais para a complementação de um produção podem ser consideradas, dependendo do projeto, como commodity vinculado à produção e entrega industrializada.

São produtos que influenciam o comportamento do mercado de modo abrangente em diferentes setores econômicos.

Os valores de cada tipo específico, mesmo para a área industrial, podem oscilar dependendo das atividades, do comportamentos de cenários econômicos e de outros fatores externos. As oscilações de preços podem depender também do comportamento de consumo no comércio e com o nível de oferta de matérias-primas.

O caso do Brasil

Mesmo o nosso país tendo centros produtivos de petróleo, energia, indústria avançada e de geração de conhecimento tecnológico, o Brasil é mais forte no segmento mineral, agrícola e extrativista como força produtiva.

Nesses setores, o Brasil é forte produtor e exportador de commodities, principalmente, para economias avançadas como o mercado da União Europeia e dos EUA.

O país exporta muito café, soja, açúcar, algodão, leite, carne, mas também tem se destacado na produção de projetos para satélites espaciais, equipamentos eletrônicos e automotivos.

No setor automotivo e eletrônico, o Brasil sempre foi um grande importador de insumos industrializados, registrando crescimento em áreas pontuais.

Com o processo de desindustrialização registrado no país entre 2010 e 2020, o mercado de commodity industrializada nacional se tornaria mais específico.

Visão geral

Por exemplo, se uma montadora para montar seus carros precisa de bons motores, o motor pode ser considerado como commodity, mas se a fabricante de motores precisa de peças, cada peça pode ser considerada também como commodity.

Nenhuma empresa é autossuficiente em todos os tipos de peças e insumos necessitando de bons fornecedores e parceiros.

Preço de mercado

Geralmente, quando um bem ou produto é considerado como commodity pode ter o seu valor calculado segundo as cotações de mercado nacional e internacional, das aplicações na bolsa de valores e pela média de mercado.

O preço pode ser influenciado pelo aumento ou queda da demanda e também por outros fatores como avanço tecnológico e inovação.

Numa visão básica, nos referimos à matéria-prima e aos insumos para a manutenção de cadeia produtiva e de produção de futuros produtos.

Considerando os tipos essenciais de commodity, mesmo referindo a agrícola, a mineral, a energética e a financeira, as de origem de processos industrializados também possuem alto valor de mercado.

Para continuar recebendo nossas conteúdos, siga-nos no Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>