Management 3.0 – Conceito, Princípios e Benefícios

O Management 3.0 é um modelo inovador de liderança, que define a gestão como uma responsabilidade em grupo, e que tem como prioridade a felicidade das pessoas.

Neste sentido, passamos a enxergar as organizações como redes complexas de relacionamento entre pessoas. O foco está na maneira como as pessoas se comportam e se relacionam, e não apenas em cargos e hierarquias.

Neste post abordaremos os benefícios do Management 3.0 e seus princípios fundamentais.

Benefícios do Management 3.0

Aumentar a Felicidades das Pessoas

Pessoas felizes com o que fazem e no ambiente onde trabalham são mais propensas a compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas, o que pode ajudar a melhorar a percepção externa sobre a organização gerando mais atração sobre profissionais com alta performance que podem vir a fazer parte do time em algum momento.
Para que os funcionários sejam felizes, eles precisam ter um propósito. Esse é um dos principais objetivos do Management 3.0, é fornecer oportunidades de liderança para cada membro da equipe, dando-lhes um maior senso de propósito e propriedade.

Melhoria de Produtividade

Um efeito colateral natural de funcionários felizes com um senso de propósito é que eles serão mais produtivos. Quando sentem que o sucesso da empresa depende deles, o engajamento com os objetivos cresce.

Eles também verão as metas de sua empresa como importantes para eles como indivíduos e encontrarão maneiras de fazer o que puderem para garantir que sejam alcançadas. Isso faz parte da mentalidade da comunidade que impulsiona a idéia de que todos ganham quando trabalham juntos.

Criação de uma Melhor Cultura para a Organização

Um dos principais focos do Management 3.0 é o sistema geral que você possui em sua empresa. Em vez de gerenciar todos os seus funcionários individualmente, você cria uma cultura que impulsiona as mudanças em seus funcionários e a responsabilidade de desenvolverem seus trabalhos com menos supervisão

Mantém a Empresa na Vanguarda

Hoje, a tecnologia está se movendo rapidamente. Pode ser difícil acompanhar tudo e garantir que sua empresa seja líder em seu setor. No entanto, fazer isso é uma parte importante para garantir o sucesso contínuo da organização.

Management 3.0 ajuda a impulsionar a inovação em seus negócios. Isso se deve à cultura que cria, que incentiva a criatividade em cada membro da equipe. Com todos tendo permissão para compartilhar idéias, isso pode evitar que grandes conceitos caiam no esquecimento ou sejam prejudicados por líderes ruins.

Aumente a Agilidade da Empresa

Devido à rapidez com que o mundo se move hoje, é essencial manter a agilidade de seus negócios. Você precisa estar pronto para mudar suas estratégias quando a mudança de cenário muda. Se sua empresa não conseguir se mover com rapidez suficiente, você corre o risco de ficar para trás.

Este conceito não poderia ter sido demonstrado mais claramente durante a pandemia de coronavírus. Transformou incontáveis negócios baseados em escritórios em uma comunidade de trabalhadores remotos.

O Management 3.0 foi projetado para lidar com essas mudanças com relativa facilidade. Ele permite que você se adapte rapidamente porque a cultura geral continua a colocar a responsabilidade sobre todos os funcionários.

5  Princípios do Management 3.0

Princípio nº 1: Envolver as pessoas e suas interações

Ao envolver as pessoas e promover debates abertos estamos criando a possibilidade das pessoas compartilharem experiências e perspectivas diferentes. Esse principia também coloca em propicia um maior sentido de pertencimento dos membros da equipe, o que traz como conseqüência o maior engajamento das pessoas com os resultados daquilo que ajudaram a definir como o melhor caminho.

Princípio # 2 Melhorar o sistema

O sistema é composto por processos, pessoas e tecnologia. Esses três pilares precisam estar integrados e em perfeita harmonia para que se atinja a excelência e o resultado seja mantido de forma constante. Picos de alta performance não são suficientes, é necessário manter a constância dos bons resultados. Isso só possível através de processos eficazes, pessoas capacitadas e engajadas e a tecnologia adequada para o negócio

Princípio # 3 Ajudando a fazer todos os clientes felizes

O cliente externo é a razão de existir das empresas. Mas imaginem a mudança que pode ocorrer nos resultados da empresa quando você enxerga a pessoa que senta ao seu lado como um cliente interno e procurar facilitar a sua vida. Se todos pensarem na melhor forma de realizar o seu trabalho de forma a facilitar as coisas para o colega que usa as suas informações o processo ganha em eficiência, os erros são reduzidos drasticamente e a produtividade do grupo cresce exponencialmente. Desenvolver a perspectiva de que muitas outras pessoas dependem do seu trabalho, como o seu líder, os acionistas, e tratá-las como clientes gera resultados superiores.

Princípio # 4 Gerenciando o sistema, não as pessoas

Mudar o comportamento das pessoas é um grande desafio e algo realmente difícil. Por outro lado, um processo mais natural que provoca a mudança do ser humano, é a mudança do ambiente onde ele está inserido. Quando isso acontece, as pessoas automaticamente precisam se adaptar e mudar seu comportamento para se ajustarem ao novo cenário. Além disso, mudando o ambiente, as pessoas podem gerenciar a si mesmas. A gestão consiste apenas em cuidar do jardim.

Princípio # 5 Trabalho de co-criação

Os colegas de trabalho criam coisas juntos, e co-criar também significa dar feedback uns aos outros. Co-crie comportamento. Criar a cultora de co criação gera resultados em termos de inovação e coloca pessoas.

Conclusão

O Management 3.0 é um conceito e não um método com etapas passo a passo para se seguir e fazer melhorias em uma empresa. Porém, conhecer e entender seus princípios e benefícios é fundamental para alinhar a gestão e comunicação entre as equipes e elevar o nível de eficiência e agilidade nos processos da empresa.

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: