Gestão de Riscos na Base de Fornecimento pós Covid-19

A gestão de riscos é uma das iniciativas mais essenciais em período de pandemia e de pós-pandemia.

Seja para elevar a segurança sanitária de funcionários e clientes ou para proteger a empresa de possíveis erros, é fundamental que exista um projeto abrangente.

Sabemos que a realização desse tipo de controle se tornou bastante relevante em diferentes empresas. Mesmo em períodos antes da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas já estavam implementando novos projetos de proteção visando os impactos da automação e da inserção da inteligência artificial.

Por outro lado, durante o ano de 2020, a adição do trabalho remoto realizado em processo de home office reduziu o controle das empresas sobre os seus colaboradores.

A Gestão de Riscos Pós-Pandemia

Sabemos que toda essa situação pandêmica irá passar e o dia a dia normal voltará aos poucos a ser realizado na convivência social e na produção econômica de pessoas e empresas.

Será necessário que empresas de diferentes segmentos de mercados, de atuação logística e mercadológica revisem seus projetos de controle e de aplicação de projetos de controle de qualidade e de segurança.

Se antes da pandemia muitas empresas estavam revisando suas normas de condutas técnicas e produtivas para reduzir o nível de erros e inconformidades, essa missão se tornará obrigatória a partir do ciclo 2021 e 2022 com a projeção de término do estado de pandemia nas principais economias do mundo.

Foco

As empresas que, no momento, estão atuando parcialmente ou integralmente em home office não podem perder o foco em seus objetivos.

No decorrer da pandemia, percebemos que é crescente a quantidade de empresas que estão perdidas sem saber por onde recomeçar em seus mercados pelo simples fato de ainda não compreenderem os novos comportamentos dos consumidores e das empresas parceiras de negócios.

Para o mercado, o que será o “novo normal”? Quem será o “novo consumidor''? Quais práticas se tornarão essenciais para o dimensionamento de novos micro mercados orientados pelas novas práticas do mercado remoto e da compra online?

Por outro lado, será crescente a preocupação das pessoas com as questões de segurança sanitária e de qualidade que gostarão de encontrar nos produtos e nos serviços disponibilizados pelas marcas e empresas.

Novos cenários

Considerando os novos comportamentos e tipos de demandas que já estão surgindo, controles erros e regularizar os ritmos produtivos de uma empresa se tornará mais desafiador nos próximos anos.

O mercado mundial

Além das adaptações necessárias nas empresas brasileiras, considerando o mercado internacional, diferentes indústrias foram afetadas com os impactos da pandemia, incluindo segmentos de consumo chave como automóvel, viagens, bens de consumo e eletrônica.

No decorrer do ano de 2020, na Coreia do Sul, uma grande fabricante de automóveis precisou fechar sete fábricas devido à incapacidade de seus fornecedores de entregarem as peças essenciais para a linha de produção.

Portanto, para desenvolver novas normas de controle para manter a produção, a qualidade e a segurança visando reduzir erros e desperdícios, é fundamental revisar e reforçar as normas e as pesquisas de prevenção.

Leia também: Perspectivas do setor Logístico pós-pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>