Gestão de Incertezas x Gestão de Riscos

A gestão de incertezas e de riscos envolve o monitoramento de processos produtivos em uma determinada organização de interesse público ou privado. Principalmente, nas empresas, essas ferramentas precisam ser adotadas para reduzir perdas e desvios de insumos de trabalho e evitar a redução da qualidade do trabalho.

Sabemos que o planejamento é o caminho mais eficaz para gerenciar melhor os riscos e as incertezas, o processo do planejamento é essencial para que o gerente de projetos da corporação visualize as metas e o ponto futuro da empresa.

Enquanto que a incerteza pode estar ligada à dúvida ou insegurança para tomar novas decisões, o risco está diretamente ligado ao fracasso ou sucesso do projeto da empresa.

Gestão de incertezas

A capacidade de controle de inseguranças ou ameaças aos procedimentos da empresa é preponderante para a empresa alcançar os seus objetivos.

Inicialmente, um bom projeto precisa ser executado de forma profissional por profissionais capacitados que possam superar problemas e casualidades para não comprometer todo o planejamento.

A gestão de riscos busca medir as ameaças e a ausência de controle causada por falta de informação direcionada para determinado tipo de projeto ou tarefa.

Porém, no desenvolvimento da análise o risco pode ser prejudicial quando ligado a uma ameaça, ou ser benéfico quando está atrelado a uma oportunidade. No caso de uma oportunidade de mercado, valerá a pena investir e correr determinados riscos.

O controle atrelado à incerteza está ligado também à ausência de informação, de conhecimento prévio sobre determinadas ações, processo de decisão ou evento.

Ambos estão relacionados, pois a incerteza pode gerar riscos negativos e indesejáveis.

O que fazer?

É fundamental que a empresa selecione ações para reduzir os riscos, evitando o surgimento de ameaças para o desenvolvimento de projetos e processos decisórios.

O principal objetivo da empresa deverá ser elevar as taxas de sucesso, gerenciando cada fator e informação de maneira antecipada e previsível.

O desenvolvimento do projetos

Ressaltamos que os riscos estão sempre ligados aos projetos, incluindo os custos e tempo de realização para a concretização de cada tipo de projeto, incluindo atrasos de cronogramas e elevação dos custos.

A empresa precisa criar um planejamento eficaz estudando qual risco é ameaçador e qual será mais benéfico para determinado nível de atitude e ação corporativa.

Método da análise de risco

Esse método é bastante eficiente para analisar a incerteza e o provável risco que cerca a corporação. Esse tipo de análise é um excelente método que ajuda na criação e desenvolvimento de plano de respostas de riscos, incluindo ações de prevenção, processo de aceitação, transferência, exploração e mitigação de atos.

As melhores oportunidades

A empresa precisa buscar as melhores oportunidades de geração de lucro, ao invés de cair em ambientes arriscados para a sua atuação de mercado e método organizacional.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os principais conceitos desse formato de gestão aplicável às empresas e instituições de interesse público e privado, de forma a reduzir inconformidades e ameaças para a empresa de forma a otimizar os resultados da corporação.

Leita também:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: