Empresas de Logística: checklist para escolher o melhor parceiro

Empresas de Logística

É muito importante saber selecionar empresas de logística, em diferentes segmentos de atuação, pois um bom planejamento nesse setor pode ser um importante diferencial para ajudar a otimizar os resultados da empresa.

Mas, na prática sabemos que selecionar fornecedores de qualidade não é uma tarefa fácil, sendo essa fase relacionada com decisões difíceis e atreladas a escolher não somente pontos de produção, mas também de distribuição de produtos e serviços.

Neste artigo falaremos mais sobre essa difícil missão de selecionar e escolher fornecedores que de fato sejam positivos para os projetos da empresa e da marca.

Empresas de logística

Estamos falando de corporações que desenvolvem projetos logísticos para melhorar a seleção da matéria-prima, da produção, da alocação de recursos, seleção de modais de transporte, armazenamento, de canais de distribuição, canais de vendas e método de atendimento inicial ao consumidor como suporte de vendas ou dedicado à logística reversa em casos de retorno de produto, embalagem ou garantia.

No parágrafo acima resumimos as principais atividades de um projeto logístico abrangente, lembrando que esse setor não se resume somente ao transporte.

Sendo assim é fundamental que a sua empresa selecione prestadores de serviços e fornecedores de diferentes tipos de produtos e serviços que de fato ajudem a otimizam o plano estratégico para o setor logístico de sua empresa.

Como fazer o checklist?

A seguir apresentamos os principais passos para você conseguir fazer uma seleção do melhor fornecedor possível para a sua empresa.

1 – Pesquise informações sobre o fornecedor

Mesmo precisando economizar, é importante conhecer o histórico e a qualidade dos serviços da empresa na qual você precisa contratar.

Vale a pena levantar dados online, pedir referências e analisar a reputação da empresa no mercado a respeito da qualidade dos produtos e serviços.

2 – Selecione empresas estáveis no mercado

Antes de fazer uma parceria de longo prazo, é importante selecionar empresas estáveis, ou seja, fornecedores com forte capacidade financeira e sem dificuldades de entrega e aplicação de serviços.

3 – Procure por serviços e produtos que atendam o seu perfil

É essencial também que a sua empresa conheça quais tipos de produtos são do interesse de mercado de seus consumidores e de sua estratégia de vendas.

No mercado atual, por exemplo, existem distribuidoras especializadas em determinados tipos de produtos, como distribuidores de livros e de congelados, por exemplo.

4 – Avalie a qualidade

Além de estudar os custos dos serviços e dos produtos, considere também a qualidade da empresa.

Ressaltamos que a qualidade do serviço oferecido pelo parceiro comercial é essencial para a parceria. Lembramos que pode acontecer de certos fornecedores e distribuidores apresentar e entregar produtos danificados, atrasados ou errados.

5 – Valorize a capacidade de fornecimento

Confirme se o fornecedor do produto ou serviço possui capacidade de fornecimento. A empresa contratada precisa estar pronta para entregar os produtos necessário na quantidade, com a qualidade e com o tempo solicitado.

A capacidade precisa ser confirmada, principalmente, em tempos de crise ou de adaptação de mercado. Portanto, é importante que a empresa contratante saiba selecionar os melhores fornecedores e parceiros para aprimorar as suas estratégias de mercado. E se precisar de uma consultoria logística completa para o seu negócio, conta com a Deverhum Consulting.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: