Desafios da Liderança em Home Office

A liderança em Home Office é tão importante quanto as iniciativas de um líder exercidas dentro de uma empresa. Sabemos que a pandemia iniciada em 2020 gerou novos relacionamentos de trabalho com equipes trabalhando remotamente via internet e telefone.

Ao mesmo tempo, esse novo cenário gerou novos desafios para empreendedores e líderes que passaram a ter que gerir equipes de colaboradores à distância.

Dessa forma, os negócios passaram a se adaptar ao modelo de trabalho remoto, gerando processo de adaptação e de reavaliação de procedimentos. Na prática, o líder não pode agir no piloto automático repetindo as mesmas receitas de gerenciamento de projetos e de equipes.

A liderança em Home Office

Em primeiro lugar é importante que o líder saiba selecionar novas estratégias para adaptar suas atividades em relação aos liderados. Um dos primeiros focos é manter o horário das reuniões à distância e não perder a atenção aos temas de cada reunião e documento apresentado.

A seguir apresentamos mais dicas para orientar empreendedores que atuam em diversos segmentos de mercado.

1 – Integração de novos colaboradores

Um dos primeiros desafios está ligado à integração de novos colaboradores que foram recém contratados durante a pandemia. É crucial adotar iniciativas para integrar novos colaboradores que ainda estão se adaptando à empresa por meio do trabalho remoto.

O gestor e os líderes da empresa precisarão oferecer as melhores instruções sobre jornada de trabalho, sistemas de automação, comunicação, aplicativos e entre outras informações.

A empresa pode também oferecer um kit home office com todos os equipamentos, conexão para internet, microfone, fone de ouvido, auxílio home office cujo valor possa ser utilizado para reposição de cartucho, troca de peças e outras emergências na mesa de trabalho do colaborador em sua home.

O gestor deve também oferecer treinamentos online para orientar seus comandados a respeito de novas tarefas e execuções de projetos.

2 – Manutenção do relacionamento interpessoal

Mesmo à distância, é fundamental manter o relacionamento interpessoal através de uma comunicação entre a equipe, fortalecendo os feedbacks, adotando home office de maneira eficaz e incentivando sempre a comunicação entre os colaboradores.

3 – Engajar a equipe

Outro desafio é manter o engajamento entre os colaboradores e as equipes de trabalho. Com o passar dos dias, os funcionários e comandados podem se sentir desmotivados, reduzindo o nível de engajamento em toda a equipe.

Caso o líder não consiga engajar a equipe, a empresa poderá sofrer com as perdas de produtividade e resultados.

O que esperar dos tempos de crise?

Em tempos de crise e de desafios gerados pela pandemia do coronavírus, é importante compreender que a crise fecha portas, mas, ao mesmo tempo, abre e reabre outras portas com novas oportunidades mais potencializadas.

É importante que o líder da empresa não deixe que as preferências pessoais sejam prevalentes sobre as regras da empresa e comportamentos da equipe. É importante ser transparente com todos, principalmente, no repasse das informações de trabalho.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais desafios impostos aos líderes em tempos de pandemia, em todos os casos é importante adotar hábitos positivos que possam elevar a produtividade das equipes de trabalho.

Leia também:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: