Conheça os principais desafios da Logística no Brasil

Estradas

Cada vez mais as novas estratégias e tecnologias em logística ganham adeptos no Brasil e em outros países. Porém, muitas dificuldade e desafios ainda precisam ser superados.

Algumas das barreiras enfrentadas pelas empresas do setor, nos mais diferentes modais, são:

  • Infraestruturas precárias;
  • Processos administrativos burocráticos;
  • Pouca mão de obra especializada;
  • Alta tributação.

Mas os desafios não se resumem apenas ao transporte de cargas. Toda a cadeia de suprimentos é afetada, principalmente em processos internos como; planejamento de armazenagem, circulação e distribuição de produto.

Para poder otimizar processos, reduzir prazos e elevar a receita, é necessário que a empresa tenha profissionais tecnicamente capacitados e engajados aos objetivos da organização.

Separamos neste post os principais desafios enfrentados hoje da Logística nacional.

Gostou do tema? Então siga em frente!

Infraestrutura das estradas

O alto índice de acidentes constitui um dos principais desafios da logística e tem impacto tanto na conservação da frota como no atendimento dos prazos de entrega. O transporte de cargas no Brasil utiliza, em sua maioria, o modal rodoviário, o que sujeita as empresas a lidar com os custos da falta de conservação das estradas. Sua característica primária é a movimentação de cargas de diversos portes, como produtos agrícolas e minério, para regiões distantes. Porém, os obstáculos nas estradas aumentam na proporção de sua extensão. Para lidar com esse problema, as empresas podem limitar seu raio de entrega, evitando, assim, trafegar por vias em condições precárias. As manutenções preventivas são importantes para deixar os veículos preparados para circular por mais tempo.

Custos elevados

Outro dos principais desafios em trabalhar com logística no Brasil diz respeito aos recursos financeiros aplicados no custeio das operações. O país tem uma alta carga de tributos e, para trabalhar com transportes, um grande número de outras taxas são necessárias para manter o negócio funcionando.

Para a maioria dos gestores, é complexo encontrar soluções que permitam reduzir os custos de frete. O alto preço do combustível, as taxas e encargos, seguros de carga e manutenção dos veículos são os principais fatores que oneram significativamente os custos dos serviços.

Terceirização de serviços logísticos

Trabalhar em prol da redução de custos dentro das operações, deixando-as mais enxutas e eliminando gargalos e desperdícios é questão de sobrevivência para quem quer trabalhar com logística no Brasil. Neste sentido. um grande número de empresas está apostando na adoção da terceirização de operações logísticas.

As atividades logísticas trazem um grande ônus para as empresas, pois são operações caras, tanto com gastos de mão de obra quanto com equipamentos. Em paralelo, as questões logísticas devem ser tratadas de forma assertiva, oferecendo um alto nível de qualidade de serviço e segurança.

Ao contratar um terceiro, é preciso certificar-se da reputação deste fornecedor e se ele tem estrutura adequada para atender o nível de qualidade que o empreendedor quer oferecer aos seus clientes. O ideal é que essas condições estejam descritas em um contrato e que ambas as partes estejam de acordo com todos os requisitos.

Segurança no transporte

Um dos principais problemas causados por acidentes e roubos de carga é o elevado prejuízo econômico, que afeta toda a cadeia de suprimentos. Garantir que o processo de entrega seja concluído de maneira segura é primordial para o setor de transportes. Portanto, a conscientização e a prevenção minimizam os riscos dessas ocorrências. É preciso certificar-se de que os motoristas obedeçam à legislação de trânsito, evitem excesso de velocidade e não consumam bebidas alcoólicas. Além disso, seguir viagem em condições desgastantes, como durante a chuva e no período da noite, estão entre as principais causas de acidentes.

A transportadora também pode desempenhar seu papel e assegurar que o veículo esteja em boas condições de trafegar e que não seja carregado com excesso de peso. Em último caso, é possível optar por adquirir apólices de seguro, tanto para a carga quanto para o veículo, e garantir o seu ressarcimento em caso de sinistro.

Preocupação Socioambiental

O meio ambiente é um fator que está cada vez mais presente no planejamento estratégico das empresas. Seja por pressão da sociedade e do governo, seja pela consciência ambiental, possuir um sistema que tem ações efetivas de prevenção e proteção ao meio ambiente traz uma grande vantagem competitiva e destaca as empresas no mercado.

Por lei, as empresas são oficialmente responsáveis por destinar corretamente todo o resíduo que produz. E um ramo que gera muitos resíduos sólidos é o de transporte de cargas, o que aumenta os desafios na área.

Os empreendedores devem estar capacitados sobre as necessidades e obrigatoriedades legais e incluir o assunto no planejamento da empresa, tratando a logística reversa com a devida importância.

Organização dos estoques

O nível de eficiência obtido com a gestão do estoque pode se tornar tanto uma vantagem estratégica quanto um obstáculo. A localização e organização dos materiais, a distribuição do espaço e o arranjo das prateleiras impactam no andamento do processo. Remessas de pedidos incorretos, dificuldade no embarque e atrasos no envio das mercadorias são algumas das consequências observadas quando a gestão não dedica a atenção necessária a essa atividade.

Para corrigir essa situação, o layout de armazenagem deve ser criado para assegurar a movimentação de cargas, maquinários e funcionários de forma segura. Assim, é possível aproveitar melhor o espaço, reduzir os custos de estocagem e atender aos requisitos de cada produto.

Falta de profissionais capacitados

Para que uma operação logística tenha êxito, é essencial considerar a participação dos diversos agentes encarregados em desempenhar suas atividades no processo. A capacitação técnica e o treinamento especializado desses profissionais será um fator determinante para a evolução da empresa.

Empreendedores de todos os setores reconhecem que o capital intelectual das organizações pode ajudar a minimizar o impacto dos desafios em logística no Brasil. Por essa razão, a constante capacitação dos colaboradores, desde motoristas até gestores, é tão importante.

Análise e mensuração do Desempenho Operacional

A função do processo logístico de transportes é levar as mercadorias dos produtores até os clientes, por um preço viável. Neste sentido, é adequado dizer que o setor transportador configura uma necessidade básica para o mercado, pois a demanda dos clientes será sempre constante.

Os sistemas de informação utilizados são mecanismos que podem passar a gerenciar a cadeia de transporte de ponta a ponta, garantindo maior assertividade ao processo e permitindo controle por parte dos gestores. Além disso, existem diversas oportunidades para o desenvolvimento de modais de transporte pouco utilizados, que podem ser aplicados até mesmo ao processo de exportação.

Embora o conceito de desempenho possa ser empregado em diversas atividades, o acompanhamento da atividade logística se destaca por sua relevância. A dificuldade em criar indicadores capazes de retratar o real comportamento da área acaba desestimulando os gestores. Por outro lado, é necessário persistir e encontrar formas eficientes de mensurar as tarefas. Esse tipo de abordagem contribui para a identificação de problemas de natureza financeira, operacional e comercial, pois permite a criação de planos de ação correspondentes.Os gestores devem ter consciência da necessidade de monitoramento e controle, por intermédio da medição dos fatores de prazos de entrega, custos e níveis de estoque.

Trabalhar com logística no Brasil e conseguir alcançar o sucesso dependerá de diversos fatores. Se capacitar e ter interesse em entender como o mercado de transportes funciona, descobrir o que os clientes realmente enxergam como valor ao contratar o serviço e buscar entregá-lo é essencial para obter o êxito. O mercado vem apresentando diversas oportunidades e a tecnologia também está acompanhando as necessidades dos clientes do setor. Basta força de vontade e determinação para vencer tais desafios.

Diante dos principais desafios em logística no Brasil, o que você faz para enfrentá-los? Compartilhe conosco suas experiências deixando seu comentário logo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>