Condomínios Logísticos: Definição, Vantagens e Desvantagens

Ao investir em condomínio logísticos, a empresa busca otimização de tempo, investimento e gestão.

Quando nos referimos aos condomínios logísticos, estamos lidando com áreas selecionadas com a devida infraestrutura para oferecer serviços compartilhados para atender diferentes perfis de empresa concomitantemente.

Geralmente, essa infraestrutura é composta por direcionamentos de transporte, docas de entrada e saída de mercadorias, área de armazenagem, equipamentos para movimentação e toda estrutura para armazenar cargas leves e pesadas de diferentes tipos de empresas.

Nos últimos tempos, muitas empresas começaram a investir nesse tipo de serviço para reduzir custos e simplificar operações de estoque e planejamento de logística.

Qual é a importância dos condomínios logísticos?

Na prática, o local é similar a de um armazém comum, mas com uma rotina operacional diferenciada. Em sua organização, além de empilhar mercadorias, nesse tipo de condomínio temos as atividades atreladas ao cross docking.

Com uma rotina bastante intensa, a metodologia cross docking se refere a um formato logístico que abrange a entrada e saída de mercadorias ao mesmo tempo que ela chega no local. Esse método torna-se competente com o uso de transporte adequado para a atividade.

O transporte fica no ponto certo para realizar a entrada ou saída de cada tipo de mercadoria, sendo o objeto desembarcado em uma doca e repassada para outro veículo que aguarda em outra doca para completar o trajeto.

Dessa forma, nesse tipo de condomínio não há muito tempo de armazenagem, somente a movimentação das cargas movidas entre os veículos.

Mais segurança

Ao contratar os serviços desse tipo de armazenamento e transporte de cargas, a empresa contratante também conta com alto nível de qualidade e de segurança dos serviços.

O local, além do serviço de transporte, também conta com porteiros, sistema de portões eletrônicos, monitoramento realizado por câmeras e até mesmo a presença de guardas treinados e armados.

Mais serviços

Geralmente, esse tipo de condomínio também possui serviços de limpeza e oferece amplo estacionamento para clientes e funcionários.

Locação

Os locais definidos para cada perfil de empresa ou cliente são alugados, sendo os custos naturalmente divididos pelos usuários. Nesse caso o terreno pertence à construtora ou ao administrador do condomínio.
Incentivos

Além de incentivos fiscais e redução de custos, utilizar esse tipo de serviço tem sido cada vez mais frequente para evitar perdas de produtos em armazéns mal planejados, evitar o trânsito nas rodovias e cidades para locar o armazenamento em diferentes pontos e para poder contar com sistema integrado de movimentação de cargas atualizado.

Investimento certo com mais vantagens

Ao investir em serviços de condomínio de cargas, a empresa busca ganho de tempo, de dinheiro e modernização no método de administração de seus ativos.

Dentre as principais vantagens desse tipo de condomínio podemos destacar o alto nível de segurança, a redução de riscos de roubos, acesso a outros serviços como restaurante e estacionamento e divisão proporcional dos custos.

Portanto, ao aderir a esse tipo de local de tratamento e direcionamento de cargas e estoques, a empresa terá melhores garantias de segurança e qualidade de serviços. Lembrando que esse tipo de condomínio tem se tornado cada vez mais comum nos EUA e Europa.

Assine nosso blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: