Como a Auditoria de Fretes otimiza as finanças das empresas

A Auditoria de Fretes é uma atividade cada vez mais praticada no setor logístico.

Ela visa adequar condições de segurança e de gestão para processos cada vez mais abrangentes para a empresa.

Por meio desse tipo de serviço especializado temos a aplicação de um procedimento técnico de alto nível que permite verificar os valores e condições contratuais presentes nos documentos e demais tipos de registros de dados atrelados aos serviços de transporte de carga, entrega e logística reversa.

Em grande parte, pode abranger os serviços contratados pelo contratante e pelo contratado visando que todas as condições de serviços sejam cumpridas.

Essa prática não é nova no segmento logístico, porém ainda é desconhecida por muitas empresas, podendo comprometer os resultados de diferentes tipos de corporações a médio e longo prazo.

O que é Auditoria de Frete?

Estamos nos referindo a um conjunto de atividades técnicas e analíticas aplicáveis à gestão de transporte que viabiliza a entrega de insumos e produtos ao meio de produção ou ponto final de entrega.

Geralmente, trabalha para conferir informações no planejamento final e nas faturas emitidas pelos transportadores, podendo identificar valores, prazos e demais condições.

Muitas vezes, ao aplicar esse tipo de atividade é possível encontrar duplicidades, erros de dados, cobranças indevidas e extravios.

Sua Principal função

Dentre a principal função exercida por essa área técnica temos os esforços de reduzir custos, despesas com erros e melhorar o fluxo do faturamento da empresa.

Através do trabalho de um bom auditor, podemos desenvolver uma avaliação técnica prevendo uma positiva redução de gastos prevenindo a empresa a respeito do aumento do valor da tarifa.

Evitando divergências de valores

O auditor e sua equipe pode ajudar a reduzir também as divergências de valores que podem aparecer em diferentes etapas do transporte, tais como:

  • Reajuste automático aprovado pelo sistema;
  • Erro de cotação;
  • Prática de preços ou cálculos fora da tabela prevista;
  • Cobranças duplas;
  • Serviços não cumpridos.

A importância do auditor

Os serviços dedicados de um auditor especializado em logística e frete é de grande importância. A realização de uma auditoria técnica visa evitar a cobrança de valores excessivos e perda de qualidade do serviço de entrega.

O grande foco é evitar prejuízos presentes e futuros e melhorar o fluxo de trabalho para a empresa e todo o processo em cadeia.

Melhorando processos

Em certos casos poderá ser necessária a reavaliação completa de todos os procedimentos, rever históricos e, em certas situações, centralizar os processos logísticos para reduzir custos.

Por outro lado, o projeto de um auditor bem como a dedicação precisará de uma plataforma específica e otimizada para acompanhar todos os processos a serem identificados e monitorados.

Nesse plano é importante proporcionar condições para gerir o frete, reunir informações e proporcionar o controle de operações.

Portanto, essa dedicação técnica por parte do auditor requer a aplicação de métodos, tecnologia e de conceitos que permitam levantar e analisar informações visando a melhoria do frete.

O grande foco é melhorar a administração do fluxo de transporte, elevar a qualidade das operações e gerar melhores prazos para os clientes.

Assine nosso blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: