A Formação Multidisciplinar do Profissional de Suprimentos

O profissional de suprimentos tem sido muito demandado para o desenvolvimento e aplicação de projetos logísticos e de produção para diferentes empresas.

Independente do segmento, ter bons planejadores e executores de tarefas é essencial para empresas de diversos ramos e portes mercadológicos.

Um dos principais focos é ter capacidade para atuar em mercados nacionais e globais, informatizar processos e, principalmente, gerar força competitiva perante a concorrência.

A constante busca por competitividade tem crescido bastante atualmente, principalmente, para entregar mais qualidade e melhores experiências para o cliente final. Esses objetivos exigem da empresa melhores projetos e práticas que começam no setor de compras e suprimentos.

Geralmente, as empresas ainda consideram o “estoque” como custo e o fornecimento como um canal ainda inseguro para a manutenção do projeto produtivo das empresas. Por outro lado, empresas mais avançadas já utilizam gestão mais avançada sobre seus inventários para melhorar a organização e reduzir custos operacionais.

O profissional de suprimentos

Seja para atuar nessa área ou em todos os pontos de um processo logístico, o profissional pode procurar formação acadêmica nas áreas de marketing, administração, engenharia e demais áreas técnicas dedicadas à produção.

As empresas exigem boa formação acadêmica e técnica desse profissional e capacidade de prever cenários produtivos e de mercado.

Perfil

Dentre os aspectos desse profissional, é importante que ele tenha visão holística, ou seja, visão abrangente a partir de diferentes pontos de atuação incluindo as tarefas de pesquisa de mercado, negociação, visão integrada de cada ponto existente na cadeia produtiva e amplo utilização da tecnologia da informação.

Adicionalmente, o fato do profissional de suprimentos invariavelmente ter que lidar com interesses de outras áreas exige que ele domine duas habilidades fundamentais: liderança e persuasão. Essas são duas competências complexas que demandam tempo e técnica para serem desenvolvidas.

Conhecimentos

É fundamental que domine conhecimentos nas áreas de administração e mercado, considerando sempre a cadeia produtiva.

O fluxo de produção

Geralmente, as empresas dependem desse tipo de colaborador para integrar a cadeia produtiva, melhorar o fluxo de produtos e serviços e identificar recursos necessários para o projeto.

Avanço tecnológico

O colaborador que atua nessa área precisa dominar a tecnologia presente através de sistemas, automação e troca de informações presentes no decorrer da cadeia.

Em certos casos, poderá ser importante dominar métodos como VMI (Vendor material inventory), EDI (Eletronic Data Interface) e WMS (Warehouse Management System), além de outras aplicações.

Procedimentos

Esse profissional precisa ajudar a alocar insumos e produtos e ajudar que os mesmos possam ser movimentados de forma mais segura e mais rápida.

Essa movimentação inclui os ativos referentes aos estoques e demais insumos.

Visão holística

É importante que ele e toda a equipe possa enxergar toda a cadeia de suprimentos e cada ponto essencial do processo produtivo. Essa visão é fundamental para o processo de planejamento que lida com estratégias, táticas e ações operacionais.

Portanto, a empresa necessita muito da contribuição desse perfil de colaborador no quadro de sua empresa e na aplicação de seus projetos.

O sucesso dos projetos é importante para a atuação da empresa em um mercado cada vez mais competitivo e que depende da inovação tecnológica.

Leia também:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: