7 passos do Strategic Sourcing

A atenção e tempo dedicados pelas empresas na busca por alternativas que permitam reduzir seus custos tem se intensificado a cada dia.

Contudo, não é incomum verificarmos que as iniciativas utilizadas pelas empresas nesse sentido não seguem um método estruturado de análise de oportunidades internas e do mercado fornecedor.

Como consequência, as equipes envolvidas em projetos de redução de custos deixam de gerar todo o potencial de ganhos financeiros que poderiam mesmo investindo tempo na realização de concorrências e negociações com fornecedores.

O que é Strategic Sourcing?

A ferramenta de Strategic Sourcing é um método que segue sete passos muito bem definidos que se inicia com a análise de dados dos volumes e itens/serviços comprados e que considera variáveis como complexidade do mercado fornecedor e maturidade da área de compras. Com essa inteligência podemos definir as categorias que possuem maior potencial de redução de custos e estabelecer um plano de trabalho quer irá priorizar aquelas com maior retorno financeiro. Com essa ferramenta conseguimos alavancar significativamente o poder de negociação da área de suprimentos além de criar instrumentos para gerenciamento dos riscos de fornecimento.

Sete passos do Strategic Sourcing:

  1. Desenvolver análise de gastos (materiais/ serviços x fornecedores);
  2. Determinar necessidades dos clientes;
  3. Conduzir análise do mercado;
  4. Desenvolver estratégias para a categoria;
  5. Avaliar fornecedores;
  6. Selecionar fornecedor e negociar acordos;
  7. Desenvolver Plano de Implementação e Monitorar Desempenho.

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