6 Tendências de Automação Industrial

A automação industrial visa otimizar os processos industriais através de sistemas automatizados. Isso é possível devido ao avanço tecnológico, o que faz com que a indústria se torne mais eficiente e ganhe autonomia. Em um mundo em que a globalização está em constante crescimento o supply chain se torna essencial para qualquer empresa.

Supply chain é um termo originário do inglês que significa cadeia de suprimentos. Saber gerir essa cadeia faz com que os processos chave do negócio tenham uma melhor integração desde o consumidor até os fornecedores primários, serviços, componentes e informações que agregam valor para o consumidor e partes interessadas.

A automação industrial, também chamada de Indústria 4.0, está em crescimento acelerado devido aos desafios encontrados e a necessidade de aumentar a produtividade sem perder a qualidade. Para que essa demanda seja atendida, tecnologias inovadoras estão surgindo e sendo empregadas na indústria. Algumas delas estão listadas a seguir!

O que faz a automação industrial

O objetivo da automação é fazer com que certos processos presentes na indústria sejam modificados para que se tornem mais eficientes. Ela pode ser empregada em qualquer processo industrial desde a parte da logística até a entrega do produto ao consumidor final.

Para que isso se torne possível são utilizadas ferramentas tecnológicas que tem a capacidade de substituir completa ou parcialmente alguns processos humanos.

Ao utilizar essas ferramentas a indústria não deixa de lado a qualidade dos produtos. Ela busca cada vez mais aprimorar os processos e fazer com que os produtos tenham mais qualidade.

Principais tendências de automação industrial

A automação industrial certamente contribui para um melhor supply chain devido a utilização da tecnologia. A inteligência artificial, por exemplo, é um importante divisor de águas, pois modificou o cenário significativamente.

A introdução da robótica também promoveu inúmeras modificações positivas. Outras tendências de automação são:

1 - Internet das Coisas

Trata-se da conexão, através da internet, entre veículos, máquinas, ambientes e objetos físicos através de dispositivos eletrônicos. Isso permite que os setores da indústria tenham controle remotamente através da sincronização com os sensores.

2 - Big Data Analytics

Os dados são de grande importância para a indústria, principalmente os que tratam de conteúdo, customização (valores e personalização), compartilhamento das informações (comunidade), nuvem/dados por demanda (cloud), modelo e memória (cyber), conexão.

O Big Data Analytics trata-se de uma estrutura de dados cujo objetivo é realizar a captura, analise dos dados e gerenciamento das informações de formas diferentes.

3 - Robotização

A robotização já está sendo utilizada na indústria, mas a tendência é que ela se faça ainda mais presente. Ao utilizar essa tendência as falhas se tornam mínimas e a indústria, consequentemente, passa a ter um padrão de qualidade mais elevado.

4 - Blockchain

Blockchain é a tecnologia que promove a sustentação das moedas virtuais. Trata-se de uma cadeia que contém os registros e que é composta por blocos conectados. Essa tecnologia possibilita que as transações sejam realizadas de forma segura, transparente e confiável. Promove aumento da lucratividade e eficiência das empresas.

5 - Segurança

Um dos maiores desafios enfrentados pela indústria 4.0 certamente é o aumento da segurança. Caso haja uma falha de comunicação entre as máquinas ou algum sistema automatizado trave, problemas sérios na produção podem acontecer o que resultará em atrasos.

6 - Computação em nuvem

Outra tendência da automação industrial é a computação em nuvem que permite que arquivos sejam acessados e diferentes tarefas sejam executadas pela internet. Através dessa tecnologia o acesso remoto é permitido, o que possibilita realizar as atividades do negócio de qualquer lugar.

Conclusão

Com a chegada da indústria 4.0, a automação industrial será uma realidade e as empresas precisarão investir nela se quiserem permanecer vivas no mercado.

Se você tem dúvidas sobre automação e demais estratégias para melhorar sua logística e produtividade, fale conosco, teremos o maior prazer em orientá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>