4 Tipos de Treinamentos fundamentais para equipes de Logística

Atualmente, existem vários tipos de treinamentos para orientar equipes de logística.

É muito importante atualizar os conhecimentos e manter a equipe treinada sob diferentes aspectos.

Seja para aprender a usar um novo equipamento, conhecer as características de um novo produto e gerenciar informações de um modal de transporte, todo tipo de treinamento é fundamental.

Nos dias atuais, em diferentes setores, é fundamental que o profissional se aperfeiçoe e sempre atualize seus conhecimentos. As empresas podem oferecer cursos de longa duração ou treinamentos curtos dentro da própria empresa.

Independente da escolha, é importante que as informações e as práticas apresentadas nos cursos tornem a equipe mais atualizada.

Tipos de treinamento

Além de identificar os tipos de treinamento, é importante que a empresa verifique as reais necessidades da empresa e das atividades de sua equipe.

Existem muitas possibilidades que podem contribuir para a gestão de estoque, setor de compras, modais de transporte, distribuição, entrega e até mesmo para a logística reversa.

A seguir apresentamos os principais tipos de cursos e orientações que podem ajudar a equipe de uma empresa.

1 - Gestão de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management)

Ao adotar o treinamento de Supply Chain Management, estamos buscando envolver todos os profissionais em todo o processo logístico, partindo da aquisição da matéria-prima, fabricação, qualidade até a venda para o consumidor final.

Através desse curso é possível capacitar os profissionais para gerenciar a cadeia de suprimentos da melhor forma possível.

2 – Projeto empresarial

Quando falamos em logística empresarial, visamos um tipo de curso que oferece aprofundamento do profissional em relação à logística ligada às empresas e suas funções administrativas.

Neste caso, o fator da gestão abrangente é um grande diferencial. Esse curso procura treinar os colaboradores para administrar e trabalhar da melhor forma com os setores logísticos tendo a visão gestora de cada etapa.

3 - Treinamento de Onboarding

Esse tipo de curso é oferecido internamente pela empresa e gerido pelos profissionais mais experientes ou por professores contratados internamente pela organização.
Geralmente, esse tipo de treino pode começar no primeiro dia de trabalho, podendo ser um curso de adaptação com duração curta ou um curso de longo envolvimento com duração de doze meses.

Este processo é indicado, principalmente, para futuros líderes ou colaboradores de áreas específicas.

4 - Treinamento de desenvolvimento de Soft Skills

Quando aplicamos o desenvolvimento de Soft Skills nos referimos às habilidades de convivência que podem ser desenvolvidas a partir da criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso e qualitativo para todos.

Visa a criação de habilidades sociais e de habilidades de convivência visando o estabelecimento de uma cultura organizacional positiva.

Dentre as principais habilidades buscadas, podemos citar:

  • Desenvolvimento de comunicação e integração eficiente de informações entre pessoas;
  • Proatividade;
  • Iniciativa focada para a solução de problemas;
  • Formação de líderes;
  • Ética e formação de valores;
  • Cooperação entre colaboradores.

Portanto, é importante que os colaboradores da empresa se mantenham sempre atualizados, independente do tipo de produto ou serviço envolvido com o projeto logístico da empresa.

A Deverhum Consulting é referência em soluções de treinamentos e consultoria em Supply Chain. Clique aqui para solicitar uma proposta ou obter mais informações.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>