3 Custos que sua empresa pode reduzir hoje mesmo

Sabemos que reduzir custos é crucial para o sucesso de seu negócio. Empresas que gastam mais do que arrecadam estão fadadas ao fracasso e à falência.

Mesmo que um produto ou setor da empresa seja a “vaca leiteira”, ou seja, esteja gerando muita receita, a empresa em sua estrutura pode ficar comprometida quando outros produtos e setores não estão gerando bom retorno de mercado.

Ressaltamos que, o crescimento de uma empresa depende de sua arrecadação (geração de receita) e o quanto ela gasta seja para cobrir custos ou despesas.

Reduzir custos

A empresa precisa saber implementar uma política de redução de custos e despesas, pois mesmo que ela venda muito e fidelize seus clientes, os resultados podem ficar comprometidos se os custos forem muito altos.

Dessa forma ela não crescerá no mercado de forma sustentável, pois um dos principais objetivos é alcançar lucro e condições de crescimento no mercado.

Mas, para fazer os cortes certos é importante planejamento e estudo estratégico.

Custos e despesas

Muitas pessoas e administradores ainda podem ter dúvidas sobre o conceito de custos e despesas.

As despesas são inerentes aos valores fixos que a empresa precisa cumprir como pagamentos de salários de funcionários, com investimentos de marketing, entre outros.

Os custos são ligados com o valor gasto com a produção de mercadorias, matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, depreciação de máquinas, entre outros.

A seguir apresentamos três dicas que podem ajudar a sua empresa a economizar mais e realizar cortes estratégicos.

1 - Papel e impressão

Em muitas empresas, o gasto com papel e impressão pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Muitas vezes, as empresas podem achar os gastos com papel, fotocópias e impressões, por exemplo.

Além da consciência ambiental em querer reduzir o uso de papel, é importante adotar práticas como o uso de plataformas digitais e de aplicativos para evitar o excesso de papel.

2 - Energia elétrica

Se a conta de luz preocupa dentro de casa, imagine numa empresa e numa fábrica. Lembramos que o descontrole da conta de energia elétrica pode comprometer muito o cálculo de custos e despesas de uma empresa.

Para reduzir esse tipo de gasto, é indicado reduzir o uso da eletricidade em cômodos vazios ou sem uso, saber aproveitar a luz solar, manter lâmpadas led e econômicas sempre bem instaladas.

Mesmo no verão, o ar condicionado deve ser utilizado com moderação, sem abusar da potência do equipamento. Em certas horas do dia é indicado abrir bem as janelas e manter o ar desligado.

3 – Café e água

Cuidado com o desperdício de café e água para visitantes e funcionários. Deixar os funcionários lanchar durante o expediente não significa abusar no cafezinho e tomar café o dia inteiro.

A oferta excessiva de água mineral e de café pode sobrecarregar nas contas da empresa.

Outra dica é ensinar os funcionários a utilizarem canecas individuais para reduzir os gastos com copinhos de plástico e assim também respeitar a natureza.

Muitas empresas têm adotado uma medida de fornecer aos funcionários xícaras individuais (de porcelana ou metal) e copos de produto reaproveitado (Ex. fibra da casca de coco). Essa medida também foi adotada por um dos clientes da Deverhum Consulting e está gerando redução de custos e a empresa está alinhada com os programas de conservação do meio ambiente.

Planejamento de Custos

Crie um plano de gastos e estabeleça uma meta mensal, a partir daí tente obedecer o limite deste plano e aos poucos vá adaptando a rotina da empresa.

Muitas vezes adquirir produtos de qualidade que durem mais do que os de segunda linha, costuma gerar uma boa economia no final de mês. O segredo para reduzir os custos, é ficar atento ao dia a dia da empresa e falar diretamente com seus colaboradores.

Para continuar acompanhando nossos conteúdos, siga nossa página no facebook ou linkedin.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: